IPCA, estreia da Oncoclínicas, BTG e o que mais move o mercado
Bolsas internacionais mantém estabilidade em dia de agenda cheia no mercado local
Guilherme Guilherme
Publicado em 10 de agosto de 2021 às 07h08.
Última atualização em 10 de agosto de 2021 às 08h23.
Os principais índices de ações oscilam entre perdas e ganhos no início desta terça-feira, 10, com investidores avaliando balanços corporativos e dados relacionados à pandemia. Na Europa, o índice Stoxx 600 chegou a renovar sua máxima histórica ainda de madrugada, mas perdeu força, após índices de confiança terem saído abaixo do esperado na Alemanha. Nos Estados Unidos, S&P 500, Dow Jones e Nasdaq seguem estáveis no mercado de futuros.
Sem grandes divulgações macroeconômicas no exterior, as atenções devem estar voltadas para os números locais. Ainda pela manhã, será divulgado o IPCA de julho. A expectativa, segundo consenso da Bloomberg, é de alta mensal de 0,95% e anual de 8,98%. Caso as previsões se concretizem, o IPCA anual será o maior desde fevereiro de 2016. Na última divulgação, a inflação de 12 meses estava em 8,35%.
A inflação também deve ser tema da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada hoje. A expectativa é de que o tom do documento seja em linha com o do comunicado da decisão de juros, considerado mais duro quanto ao alcance da meta de inflação de 2022.
Monitorando os riscos fiscais, investidores ainda devem repercutir a entrega da PEC que prevê o parcelamento de precatórios e viabiliza recursos para o novo programa do governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. No mercado, a medida é vista com desconfiança.
Oncoclínicas
Na bolsa, o dia será de estreia das ações da Oncoclínicas (ONCO3). Focada no tratamento de cânceres, a empresa movimentou cerca de 3 bilhões de reais em sua oferta pública inicial, sendo 1,8 bilhão de reais destinado ao caixa da empresa. As ações foram precificadas a 19,75 reais, abaixo do piso da faixa indicativa de 22,21 reais.
Com o dinheiro do IPO, a Oncoclínicas espera pôr em ação um agressivo plano de expansão para o qual será reservado 75% do montante arrecadado na oferta. O restante será usado para capital de giro e expansão orgânica.
BTG
Antes mesmo de o pregão começar, investidores devem se debruçar sobre o resultado do BTG Pactual (BPAC11, do mesmo controlador da Exame), divulgado nesta manhã. No segundo trimestre, o banco aumentou seu lucro líquido ajustado em 74% para 1,72 bilhão de reais. Já a receita líquida ficou em 3,77 bilhões de reais, superando a expectativa de 3,05 bilhões de reais. Na bolsa, as ações do banco subiram 3,92% fecharam entre as maiores altas da última sessão, em meio ao otimismo com o resultado,
Balanços
Também está previsto para esta terça a divulgação dos balanços da Klabin (KLBN11), BR Distribuidora (BRDT3), C&A (CEAB3), NotreDame (GNDI3), Marfrig (MRFG3), Porto Seguro (PSSA3), Qualicorp (QUAL3), RaiaDrogasil (RADL3), Randon (RAPT4), Vulcabras (VULC3) e Santos Brasil (STBP3). Somente a Klabin irá apresentar seu resultado ainda pela manhã.
Embraer
A Embraer (EMBR3) anunciou um acordo de venda de 16 novas aeronaves E175 para a SkyWest para operar na rede Delta Airlines. O valor do contrato foi de 798,4 milhões de dólares. A entrega está prevista para 2022.
“O E175 é a espinha dorsal do mercado regional da América do Norte e, à medida que a indústria da aviação começa a emergir da pandemia, vemos uma demanda crescente de longo prazo”, afirma em fato relevante Mark Neely, diretor de marketing e vendas da Embraer para as Américas.