Mercados

Europa tem queda por ações de bancos e zona do euro

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,49%, aos 992 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 13h36.

Londres - Os papéis do setor bancário levaram os principais índices acionários da Europa a fecharem em baixa nesta quarta-feira, com a confiança dos investidores permanecendo em xeque por dúvidas sobre a estabilidade da zona do euro.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,49 por cento, aos 992 pontos. Foi o terceiro dia seguido de perdas, oscilando em torno da pontuação mínima em 4 meses e meio e com queda acumulada superior a 10 por cento neste ano.

As negociações foram impactadas no fim do pregão desta quarta-feira com a informação, segundo fontes do Banco Central Europeu (BCE), de que a instituição interrompeu suas operações monetária com alguns bancos gregos que não conseguiram se recapitalizar com sucesso, suscitando mais preocupações sobre a possibilidade de a Grécia deixar a zona do euro.

O economista para zona do euro do BNP Paribas, Clemente de Lucia, afirmou que a chance de Atenas deixar o bloco monetário continental era maior do que há 12 meses.

Quantificar os custos dessa saída seria difícil, acrescentou. De Lucia declarou que o custo seria certamente menor do que há um ano, com as empresas tendo adotado desde então medidas para reduzir sua exposição, mas se isso ocorrer poderia levar a uma unidade fiscal maior para se proteger de qualquer efeito de contágio.

O índice que reúne os papéis do setor bancário voltou a cair nesta quarta-feira, chegando a 18 por cento de perdas acumuladas nos últimos três meses, com o ressurgimento das preocupações sobre a situação na zona do euro.

As ações do banco espanhol Bankia desabaram mais de 10 por cento depois da divulgação de seus resultados trimestrais, aumentando os temores sobre a extensão das perdas no banco, recentemente nacionalizado.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 0,6 por cento, a 5.405 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 0,26 por cento, para 6.384 ontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,31 por cento, a 3.048 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib desvalorizou-se 0,21 por cento, para 13.283 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 1,33 por cento, a 6.611 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 registrou queda de 1,88 por cento, para 4.890 pontos.

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame