Mercados

Índices sobem, de olho em leilão português

Paris - As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quarta-feira, ampliando a retomada da véspera enquanto os preços do petróleo caíam pelo terceiro dia, embora os ganhos fossem limitados pela cautela do investidor diante de um leilão de bônus em Portugal. O grupo europeu EADS subia 3,2 por cento após prever uma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 09h45.

Paris - As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quarta-feira, ampliando a retomada da véspera enquanto os preços do petróleo caíam pelo terceiro dia, embora os ganhos fossem limitados pela cautela do investidor diante de um leilão de bônus em Portugal.

O grupo europeu EADS subia 3,2 por cento após prever uma receita maior e um lucro operacional estável para este ano, tendo embolsado, também, uma série de encomendas de Airbus nas últimas 24 horas.

Às 9h10 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 <.FTEU3> subia 0,38 por cento, aos 1.151 pontos.

O petróleo recuava, com membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) garantindo ter ampla capacidade ociosa e ajudando a aliviar preocupações sobre a perda de produção decorrente dos conflitos na Líbia.

O setor de energia perdia. A ação da BP se deprecivava 0,4 por cento e a da Repsol caía 1,2 por cento.

"Eu não vejo muita direção, em qualquer sentido. Todos ainda estão concentrados no que está acontecendo na área de commodities", disse o diretor de operações institucionais de um banco de investimentos em Londres.

Os investidores observaram de perto o leilão de bônus portugueses realizado nesta quarta-feira, com preocupações sobre os níveis de dívida soberana na zona do euro. O custo do crédito para Portugal disparou em comparação a uma venda semelhante realizada há seis meses.

O índice de países periféricos da zona do euro <.TRXFLDPIPU> subia 0,81 por cento.

As companhias de telecnologia perdiam terreno.

Alcatel-Lucent caía 4,3 por cento, Infineon perdia 1,2 por cento e STMicroelectronics recuava 0,8 por cento após a gigante de tecnologia norte-americana Texas Instruments divulgar meta de desempenho abaixo das estimativas de Wall Street para os resultados deste trimestre. A empresa citou uma demanda menor por chips.

Confira o desempenho das principais bolsas européias às 9h10: BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO % Londres <.FTSE> 5.964 -0,17 Frankfurt <.GDAX> 7.203 +0,54 Paris <.FCHI> 4.030 +0,36 Madri <.IBEX> 10.589 +0,21 Milão <.FTMIB> 22.545 +0,85 Lisboa <.PSI20> 7.962 +0,15 Veja como se comportaram as bolsas asiáticas [nN09234237]

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa fecha em leve alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,57

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Desistência de Biden, relatório de despesas, balanços e juros na China: o que move o mercado

Mais na Exame