Mercados

Índices caem sob peso de declarações de Bernanke

Declarações do presidente do Federal Reserve aumentaram as dúvidas sobre o impacto do abismo fiscal na economia


	Declarações do presidente do BC americano aumentaram volatilidade no mercado acionário
 (GettyImages)

Declarações do presidente do BC americano aumentaram volatilidade no mercado acionário (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2012 às 16h37.

Nova York - As ações norte-americanas recuavam nesta terça-feira, com declarações do chairman do Federal Reserve, banco central norte-americano, Ben Bernanke, aumentando preocupações sobre o impacto econômico do "abismo fiscal" norte-americano. Além disso, o papel da HP despencava após a divulgação de um encargo contábil no valor de 8,8 bilhões de dólares.

Às 17h18 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuava 0,33 por cento, para 12.753 pontos. O índice Standard & Poor's 500 tinha desvalorização de 0,25 por cento, para 1.383 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,30 por cento, para 2.907 pontos.

Bernanke, em declarações ao Clube Econômico de Nova York, disse que o Fed não tem as ferramentas para compensar os danos que seriam causados caso políticos sejam incapazes de chegar a um acordo para evitar o chamado abismo fiscal.

Se uma solução não for aprovada a tempo, aumentos de impostos obrigatórios e cortes de gastos serão ativados no início do ano que vem. Bernanke disse não acreditar que os possíveis benefícios de uma redução dos juros que paga sobre reservas bancárias sejam suficientes para compensar os riscos de problemas nos mercados de dinheiro.

A ação da HP despencava 12 por cento para sua mínima em 10 anos a 11,70 dólares após a fabricante de computadores e impressoras registrar prejuízo no quarto trimestre. A empresa disse que assumiu um encargo de 8,8 bilhões de dólares relacionado à aquisição da desenvolvedora de softwares Autonomy, citando "sérias impropriedades contábeis".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa opera próximo à estabilidade com repercussão de payroll acima do esperado