Mercados

Índice europeu fecha em alta por otimismo com Grécia

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em alta nesta terça-feira, em meio ao otimismo de que o Parlamento grego aprovará duras medidas de austeridade necessárias em troca da ajuda financeira de credores internacionais. Os papéis de bancos subiram, por expectativas de que a aprovação do Parlamento salve a Grécia de um default. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2011 às 13h21.

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em alta nesta terça-feira, em meio ao otimismo de que o Parlamento grego aprovará duras medidas de austeridade necessárias em troca da ajuda financeira de credores internacionais.

Os papéis de bancos subiram, por expectativas de que a aprovação do Parlamento salve a Grécia de um default. O sentimento no setor também foi impulsionado por notícias de que a Alemanha reunirá seus principais emissores e bancos para discutirem uma proposta francesa para o envolvimento do setor privado na rolagem de dívida grega.

O FTSEurofirst 300 avançou 0,6 por cento, a 1.081 pontos. Os bancos estiveram entre os segmentos de melhor desempenho, com o índice STOXX Europe 600 para bancos em alta de 1,5 por cento.

"Os investidores esperam um resultado positivo (da votação do Parlamento grego) e algum tipo de resolução. Ninguém realmente quer que a Grécia entre em default porque você não pode prever o impacto caso um país da zona do euro declare moratória", disse Anita Paluch, operadora de vendas da ETX Capital.

O Parlamento grego está discutindo medidas como cortes de gastos, aumentos de impostos e privatizações para garantir a próxima parcela de 12 bilhões de euros em ajuda da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), com os parlamentares devendo votar os planos na quarta e quinta-feiras.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,78 por cento, a 5.766 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,88 por cento, para 7.170 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,46 por cento, a 3.851 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,82 por cento, para 19.454 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 0,65 por cento, a 9.936 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou com variação positiva de 0,02 por cento, para 6.952 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa perde os 129 mil pontos com incertezas fiscais no radar

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Mais na Exame