Mercados

Índice europeu de ações opera estável em véspera do Natal

O índice FTSEurofirst 300 está caminhando para registrar um ganho de 13,8 por cento em 2012


	Bolsas na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram
 (Ralph Orlowski/Getty Images)

Bolsas na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2012 às 07h22.

PARIS - As bolsas de valores da Europa operavam praticamente estáveis nesta segunda-feira, consolidando ganhos registrados nas últimas cinco semanas e com volumes recuando em meio à proximidade do encerramento da sessão, no meio dia, por causa do Natal.

Uma série de mercados europeus como o francês, holandês, espanhol e britânico vai operar apenas meia sessão nesta segunda-feira, enquanto os negócios na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram.

Às 7h42 (horário de Brasília), o índice europeu de ações FTSEurofirst 300 mostrava leve valorização de 0,02 por cento, a 1.139 pontos, pouco abaixo do maior nível em 19 meses atingido na semana passada, de 1.144 pontos.

Investidores se mostravam cautelosos depois que negociações entre Democratas e Republicanos nos Estados Unidos para evitar uma situação de abismo fiscal no país, em que aumentos de impostos e cortes de gastos entrarão em vigor a partir de 1o de janeiro, estavam paralisadas nesta segunda-feira. O presidente norte-americano, Barack Obama, e parlamentares estão fora de Washington para o Natal.

O índice FTSEurofirst 300 está caminhando para registrar um ganho de 13,8 por cento em 2012, a melhor performance anual desde 2009, impulsionado por medidas de estímulo de bancos centrais para a retomada do crescimento econômico e solução da crise de dívida da zona do euro.

"Este tem sido um ano de transição e agora é tempo de virar a página e seguir em frente, começar a escolher ações novamente para o longo prazo, companhias expostas ao consumidor emergente em regiões como Ásia e África", disse David Thebault, da Global Equities.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa opera em alta com investidores avaliando as decisões do Fed e Copom; dólar sobe a R$ 5,69

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Decisão de juros na Inglaterra, repercussão do Copom, balanço da Apple e PMIs: o que move o mercado

Mais na Exame