Mercados

Índice Bovespa cai contaminado por mau humor externo com BCE

São Paulo - A Bovespa operava em queda nesta quinta-feira, após declaração do presidente do Banco Central Europeu de que não considera cortes adicionais no juro da zona do euro para conter a crise na região, o que desanimou investidores no exterior e no Brasil. Às 12h48, o Ibovespa perdia 1,14 por cento, a 57.992 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 12h19.

São Paulo - A Bovespa operava em queda nesta quinta-feira, após declaração do presidente do Banco Central Europeu de que não considera cortes adicionais no juro da zona do euro para conter a crise na região, o que desanimou investidores no exterior e no Brasil.

Às 12h48, o Ibovespa perdia 1,14 por cento, a 57.992 pontos. O giro financeiro era de 1,6 bilhão de reais.

Mario Draghi, presidente do BCE, afirmou que a decisão tomada mais cedo pelo comitê de política monetária do banco, de reduzir em 0,25 por cento a taxa básica de juros da zona do euro, para 1 por cento, não foi unânime. Ele disse ainda não considerar mais cortes de juros por parte do BCE.

Os comentários de Draghi fizeram com que as bolsas europeias passassem ao território negativo, apesar de ele também ter afirmado que está muito otimista com a cúpula da UE desta quinta e sexta-feira para tentar encontrar formas de conter a crise de dívida soberana europeia. As bolsas de valores dos Estados Unidos também estavam no vermelho.

Na bolsa paulista, as ações preferenciais da Vale caíam 0,84 por cento, a 38,74 reais. As da Petrobras tinham queda de 0,77 por cento, a 23,10 reais.

As ações da Gol , que na quarta-feira avançaram 3,6 por cento após o anúncio de aliança estratégica com a companhia aérea norte-americana Delta Air Lines, apresentavam variação negativa de 2,13 por cento, a 15,17 reais.

Entre as poucas altas, destaque para a ação do frigorífico Marfrig , com valorização de 1,34 por cento, a 8,34 reais. A empresa divulgou pela manhã acordo de troca de ativos com a Brasil Foods , relacionado ao compromisso da BRF com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aprovação da união de Sadia e Perdigão, que deu origem ao grupo. As ações da BRF, porém, recuavam 2,35 por cento, para 36,96 reais.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Ibovespa perde os 129 mil pontos com incertezas fiscais no radar

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Mais na Exame