Prédio da Bovespa: às 10h42, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,37 por cento, a 47.915 pontos. O giro financeiro era de 296 milhões de reais (Nacho Doce/Reuters)
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 10h02.
São Paulo - O mercado acionário brasileiro operava no campo positivo na manhã desta sexta-feira, diante de pequenas elevações das bolsas europeias e dos índices futuros norte-americanos, enquanto agentes financeiros aguardavam a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos.
Às 10h42, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,37 por cento, a 47.915 pontos. O giro financeiro era de 296 milhões de reais. O índice subia em linha com mercados externos depois de registrar na véspera alta superior a 2 por cento, em movimento de correção e aproveitando-se de algum alívio no mal-estar com mercados emergentes.
"Em um cenário geral, aparentemente, os agentes deram uma 'trégua' para o pessimismo... Todavia, o humor dos investidores poderá ser rapidamente modificado dependendo das considerações sobre o indicador norte-americano", afirmaram analistas do BB Investimentos em relatório matinal.
Os dados do mercado de trabalho dos EUA concentravam as atenções de praças acionárias globais, com investidores em busca de mais evidências sobre a saúde da economia norte-americana em um cenário de redução dos estímulos econômicos por parte do Federal Reserve.
Já na pauta nacional, o resultado do IPCA ocupava o foco. A inflação brasileira registrou desaceleração em janeiro, para 0,55 por cento, e teve um forte alívio no acumulado em 12 meses para o menor nível em pouco mais de um ano. No setor corporativo, destacavam-se no início do pregão as ações da operadora Oi e da incorporadora Gafisa . A Oi subia forte após notícia de que um grupo de 12 bancos comprometeu-se em participar de operação de injeção de 6 bilhões a 8 bilhões de reais na operadora. Por sua vez, Gafisa era beneficiada pelo anúncio de que seu Conselho de Administração autorizou estudos para potencial separação da Tenda, voltada à baixa renda. Com altas menos expressivas, as ações de Gerdau e Gol também se destacavam. A preferencial da Petrobras era o maior impacto de alta sobre o Ibovespa.