Mercados

Ibovespa tem leve baixa, em ajuste com exterior após feriado

Índice era pressionado principalmente pelas ações da mineradora Vale e se ajustava ao movimento da bolsa norte-americana na véspera


	Prédio da Bovespa: às 11h18, o Ibovespa caía 0,27 por cento, a 54.956 pontos
 (Nacho Doce/Reuters)

Prédio da Bovespa: às 11h18, o Ibovespa caía 0,27 por cento, a 54.956 pontos (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 11h57.

São Paulo - O principal índice da Bovespa tinha leve baixa na manhã desta sexta-feira, pressionado principalmente pelas ações da mineradora Vale e se ajustando ao movimento da bolsa norte-americana na véspera, quando o mercado brasileiro ficou fechado por conta do feriado em São Paulo pela abertura da Copa do Mundo.

Às 11h18, o Ibovespa caía 0,27 por cento, a 54.956 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,2 bilhão de reais. "Estamos tentando emparelhar com os mercados lá fora, que tiveram um dia bastante negativo na quinta", disse o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora. As ações da companhia aérea Gol tinham a maior queda do índice, de cerca de 4 por cento, após seus ADRs em Nova York perderem 4,4 por cento na véspera. Na quinta-feira, as ações das principais empresas aéreas dos Estados Unidos caíram com o aumento nos preços de petróleo na esteira dos piores combates no Iraque desde a saída das tropas dos Estados Unidos em 2011.

Os papéis da mineradora Vale apareciam entre as maiores quedas logo depois da Gol, uma vez que o ADR da companhia perdeu 3,6 por cento na véspera. A empresa teve a recomendação cortada pelo Morgan Stanley na quinta-feira para "equalweight" (em linha com a média do mercado), enquanto o preço do minério de ferro na China no mercado a vista renovou recorde de baixa nesta sexta, na mínima em 21 meses.

Na outra ponta, as ações da Cyrela eram destaque de alta, após o Conselho de Administração da companhia aprovar novo programa de recompra de até 10 por cento de suas ações.

A companhia de imóveis comerciais BR Properties tinham a maior valorização, após anunciar que concluiu a bilionária venda de galpões industriais para o grupo Global Logistic Properties Limited (GLP), de Cingapura e anunciar a distribuição de 1,636 bilhão de reais em dividendos aos acionistas. No cenário macroeconômico, o foco eram dados que mostraram alguns sinais de estabilização da economia da China em maio e a alta apenas modesta do indicador de atividade econômica brasileira do Banco Central em abril sobre março.

Investidores aguardavam a divulgação de pesquisa eleitoral do instituto Sensus, com divulgação prevista para sábado, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ações da Midea sobem 9,5% em estreia em Hong Kong

Ibovespa abre em queda com clima de cautela no primeiro dia de Copom e Fomc

IGP-10, dados do varejo nos EUA, desoneração da folha de pagamento, Eletrobras: o que move o mercado

Microsoft anuncia recompra de ações de US$ 60 bilhões e eleva dividendos em 10%