Exame Logo

Ibovespa sobe e supera os 120 mil pontos 7 meses após perder patamar

Petrobras avança na contramão do petróleo, após troca de presidência; mercado vê perfil técnico em nome escolhido

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 29 de março de 2022 às 10h29.

Última atualização em 29 de março de 2022 às 17h55.

Ibovespa hoje: o principal índice da B3 avançou nesta terça-feira, 29, fechando o pregão acima dos 120.000 pontos pela primeira vez desde o fim de agosto, quando a marca foi perdida. A alta ocorreu em meio ao otimismo do mercado internacional sobre as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, que também impulsionam as bolsas globais. No cenário local, ações de varejistas e da Petrobras (PETR3/PETR4) sustentaram a alta do índice.

Veja também

Tenha acesso agora a todos materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal.

Queda do petróleo e alta da Petrobras

Uma nova rodada de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, em Istambul, na Turquia. O encontro terminou com leves avanços de ambos os lados para negociar um acordo de paz, embora sem chegar a um cessar-fogo na prática. A Rússia também anunciou que reduzirá as operações militares perto da capital ucraniana Kiev e da cidade de Chernihiv.

A redução dos temores com o conflito deve aumentar a oferta de petróleo, o que afetou negativamente as cotações da commodity pelo segundo dia consecutivo. Ontem o preço do barril do petróleo caiu até 10% com os temores de queda na demanda devido a um novo lockdown na China. Já nesta terça, o preço do petróleo Brent fica na casa dos 111 dólares por barril.

As ações das petroleiras, no entanto, resistiram à queda, com destaque para a Petrobras (PETR3/ PETR4). A petroleira estatal se mantém em alta após indicação de Adriano Pires para a presidência da estatal.

Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Silva e Luna do cargo. Mesmo com a interferência, o nome escolhido pelo governo Jair Bolsonaro foi bem recebido por parte do mercado.

"Adriano Pires atua há mais de 30 anos na área de energia. Isso passa a ser um ponto bastante positivo, porque mostra que o presidente Bolsonaro escolheu um perfil mais técnico para a substituição do presidente da Petrobras", afirmou Bruna Marcelino, estrategista-chefe da corretora Necton, no programa Abertura de Mercado desta terça.

Em relatório, analistas do banco UBS também comentaram sobre o nome escolhido para comandar a Petrobras. "Pires tem um histórico estabelecido no setor de energia e já emitiu declarações no passado que sugerem um mandato potencialmente favorável em sua nova função."

Destaques de ações

Ainda no campo das commodities, as siderúrgicas e mineradoras foram penalizadas pelo lockdown chinês, que pode reduzir a atividade industrial e, consequentemente, a demanda por minério de ferro. Bradespar (BRAP4), holding do Bradesco com grande participação na na Vale (VALE3), ficou entre as maiores perdas do dia ao lado da construtora Cyrela (CYRE3).

No extremo oposto do índice, as empresas ligadas à saúde economia local, como as varejistas Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3), dispararam mais de 8%. A forte valorização ocorreu após a divulgação dos dados do Caged, que superaram as estimativas do mercado. A criação de empregos formais em fevereiro ficou em 328.500 ante consenso da Bloomberg de 220.250. O número foi mais do que o dobro dos 155.200 empregos criados em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespaPetrobras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame