Exame Logo

Ibovespa recua após dados fiscais e Petrobras reduzir alta

Investidores digeriam novos dados fiscais ruins e a ação da Petrobras reduzia ganhos expressivos registrados no início do pregão

Bovespa: às 11h42, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,17 por cento, a 53.066 pontos (Nacho Doce/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 11h56.

São Paulo - O principal índice da Bovespa exibia leve queda nesta segunda-feira, último pregão de junho, uma vez que investidores digeriam novos dados fiscais ruins e a ação da Petrobras reduzia ganhos expressivos registrados no início do pregão.

Às 11h42, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,17 por cento, a 53.066 pontos. O giro financeiro do pregão era de 960 milhões de reais.

Veja também

O Banco Central informou nesta segunda-feira que o Brasil teve em maio o pior resultado primário mensal em mais de seis anos, com déficit de 11,046 bilhões de reais. "O número não surpreendeu tanto porque já tínhamos o resultado do governo central na sexta-feira. Mas, de qualquer maneira, contribui para o humor mais fraco com o Brasil", disse o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora.

O governo central registrou déficit primário de 10,502 bilhões de reais em maio, pior resultado para o mês, o que contribuiu para a queda da bolsa na sexta-feira.

No front corporativo, as ações da mineradora Vale recuavam em meio a uma nova queda do minério de ferro na China.

Já a ação preferencial da outra blue chip da bolsa, Petrobras, esvaziava alta que chegou a 2 por cento mais cedo. Após reunião com a presidente da empresa, Graça Foster, na sexta-feira, analistas mostraram uma postura mais positiva sobre o acordo feito com o governo para que a estatal explore o óleo excedente de áreas da sessão onerosa.

Foster disse que a companhia estima uma economia de custos com descobertas de 18 bilhões de dólares entre 2015 e 2021 pela contratação direta do óleo excedente no pré-sal.

"Nossa visão da reunião foi marginalmente positiva. No entanto, acreditamos que a aquisição continuará a pesar sobre o papel devido ao nível de incerteza que adicionou ao fluxo de caixa da companhia e pela revisão do contrato inicial da cessão onerosa", afirmou o analista Pedro Medeiros, do Citi Research.

Na ponta positiva do Ibovespa, se destacava a ação da Gafisa , cuja divisão de baixa renda Tenda pode ser beneficiada pelo anúncio da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida, que deve ser feito nesta semana após ter sido postergado.

Fora do Ibovespa, a concessionária de rodovias Arteris caía mais de 1 por cento após a Agência de Transporte do Estado de São Paulo divulgar reajuste médio de tarifas abaixo da inflação acumulada.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame