Exame Logo

Ibovespa interrompe sequência de 7 altas e cai com tensão na Ucrânia

Temores sobre possível guerra na Europa crescem com declaração de Biden

Painel de cotações da B3 | Foto Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 17 de fevereiro de 2022 às 10h33.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022 às 18h56.

Ibovespa hoje: o principal índice da B3 caiu nesta quinta-feira, 17, refletindo a maior cautela nos mercados globais, receosos com os possíveis desfechos da crise entre Rússia e Ucrânia. Após sete pregões consecutivos de alta, o Ibovespa fechou o dia em queda de 1,43%, aos 113.528 pontos.

Nesta manhã, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a chance de a Rússia invadir a Ucrânia é "muito alta". Biden ainda disse que "há razões para não acreditar" na Rússia. A fala derrubou as bolsas globais.

Veja também

Dow Jones (EUA): - 1,83%

S&P 500 (EUA): - 2,07%

Nasdaq (EUA): - 2,69%

Stoxx 600 (Europa): - 0,69%

Para somar às tensões, mais cedo o governo russo expulsou do país o diplomata americano Bart Gorman, vice-chefe da embaixada dos EUA em Moscou. Na sequência, os EUA alertaram para uma possível resposta dos norte-americanos em meio a temores de uma invasão russa na Ucrânia.

O cenário de aversão a risco também impactou o dólar, com a moeda americana subindo 0,76%, a 5,167 reais. Esta foi a primeira valorização contra o real em cinco sessões.

Onde Investir em 2022? Faça o teste e descubra se você está preparado para encontrar as melhores oportunidades de investimento do ano!

Destaques da bolsa

O movimento negativo na bolsa brasileira foi aprofundado pela queda no setor de commodities. A maior pressão negativa veio das ações da Vale (VALE3), que caíram mais de 4% após o minério de ferro recuar pelo quarto dia seguido, na China.

A queda ocorreu pela pressão do governo chinês para conter a alta dos preços. Segundo a Reuters, reguladores chineses se encontrarem com traders de commodities pela segunda vez na semana para analisar estoques e negociações recentes envolvendo o minério.

A mineradora ficou entre as maiores perdas do Ibovespa junto com as siderúrgicas, também prejudicadas pela depreciação da commodity.

CSN (CSNA3): - 5,85%

Gerdau (GGBR4): - 5,32%

Gerdau Metalúrgica (GOAU4): - 5,39%

Vale (VALE3): - 4,32%

Usiminas (USIM5): - 4,38%

No campo positivo do índice, a Totvs (TOTS3) ficou entre as maiores altas com investidores reagindo ao balanço do 4º trimestre de 2021. A empresa teve 120,3 milhões de reais de lucro líquido no período, representando crescimento anual de 25%. O número também superou o consenso da Bloomberg, de 112,3 milhões de reais de lucro. A receita cresceu 34% para 920,7 milhões de reais.

Totvs (TOTS3): + 5,81%

"Os resultados reforçam nossa postura positiva em relação à Totvs. A empresa tem um negócio principal que está crescendo bem, oportunidades únicas de vendas cruzadas e grandes perspectivas em serviços financeiros", avaliaram analistas do BTG Pactual, em relatório.

Outra ação que reagiu positivamente ao balanço do quarto trimestre foi a da EDP Energias do Brasil (ENBR3). A empresa teve 1,34 bilhões de reais em Ebitda, representando 4% de queda na comparação anual. A receita ficou em 4,67 bilhões de reais.

EDP Brasil (ENBR3): + 3,63%

Fora do Ibovespa, a Kepler Weber (KEPL3) subiu mais de 8%, após registrar lucro líquido de 84 milhões de reais no quarto trimestre, 243% acima do apresentado no mesmo período de 2020. O lucro foi impulsionado pela redução das despesas operacionais. Rodrigo Crespi, analista da Guide, considerou os números positivos.

"O resultado veio acima das estimativas do mercado. Além disso, a empresa reportou um caixa líquido de 75 milhões de reais, reforçando sua posição sobre possíveis deterioração do cenário para as commodities", disse em relatório.

Kepler Weber (KEPL3): + 8,87%

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame