Ibovespa interrompe sequência de 7 altas e cai com tensão na Ucrânia
Temores sobre possível guerra na Europa crescem com declaração de Biden
Guilherme Guilherme
Publicado em 17 de fevereiro de 2022 às 10h33.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2022 às 18h56.
Ibovespa hoje: o principal índice da B3 caiu nesta quinta-feira, 17, refletindo a maior cautela nos mercados globais, receosos com os possíveis desfechos da crise entre Rússia e Ucrânia. Após sete pregões consecutivos de alta, o Ibovespa fechou o dia em queda de 1,43%, aos 113.528 pontos.
Nesta manhã, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a chance de a Rússia invadir a Ucrânia é "muito alta". Biden ainda disse que "há razões para não acreditar" na Rússia. A fala derrubou as bolsas globais.
Dow Jones (EUA): - 1,83%
S&P 500 (EUA): - 2,07%
Nasdaq (EUA): - 2,69%
Stoxx 600 (Europa): - 0,69%
Para somar às tensões, mais cedo o governo russo expulsou do país o diplomata americano Bart Gorman, vice-chefe da embaixada dos EUA em Moscou. Na sequência, os EUA alertaram para uma possível resposta dos norte-americanos em meio a temores de uma invasão russa na Ucrânia.
O cenário de aversão a risco também impactou o dólar, com a moeda americana subindo 0,76%, a 5,167 reais. Esta foi a primeira valorização contra o real em cinco sessões.
Onde Investir em 2022? Faça o teste e descubra se você está preparado para encontrar as melhores oportunidades de investimento do ano!
Destaques da bolsa
O movimento negativo na bolsa brasileira foi aprofundado pela queda no setor de commodities. A maior pressão negativa veio das ações da Vale (VALE3), que caíram mais de 4% após o minério de ferro recuar pelo quarto dia seguido, na China.
A queda ocorreu pela pressão do governo chinês para conter a alta dos preços. Segundo a Reuters, reguladores chineses se encontrarem com traders de commodities pela segunda vez na semana para analisar estoques e negociações recentes envolvendo o minério.
A mineradora ficou entre as maiores perdas do Ibovespa junto com as siderúrgicas, também prejudicadas pela depreciação da commodity.
CSN (CSNA3): - 5,85%
Gerdau (GGBR4): - 5,32%
Gerdau Metalúrgica (GOAU4): - 5,39%
Vale (VALE3): - 4,32%
Usiminas (USIM5): - 4,38%
No campo positivo do índice, a Totvs (TOTS3) ficou entre as maiores altas com investidores reagindo ao balanço do 4º trimestre de 2021. A empresa teve 120,3 milhões de reais de lucro líquido no período, representando crescimento anual de 25%. O número também superou o consenso da Bloomberg, de 112,3 milhões de reais de lucro. A receita cresceu 34% para 920,7 milhões de reais.
Totvs (TOTS3): + 5,81%
"Os resultados reforçam nossa postura positiva em relação à Totvs. A empresa tem um negócio principal que está crescendo bem, oportunidades únicas de vendas cruzadas e grandes perspectivas em serviços financeiros", avaliaram analistas do BTG Pactual, em relatório.
Outra ação que reagiu positivamente ao balanço do quarto trimestre foi a da EDP Energias do Brasil (ENBR3). A empresa teve 1,34 bilhões de reais em Ebitda, representando 4% de queda na comparação anual. A receita ficou em 4,67 bilhões de reais.
EDP Brasil (ENBR3): + 3,63%
Fora do Ibovespa, a Kepler Weber (KEPL3) subiu mais de 8%, após registrar lucro líquido de 84 milhões de reais no quarto trimestre, 243% acima do apresentado no mesmo período de 2020. O lucro foi impulsionado pela redução das despesas operacionais. Rodrigo Crespi, analista da Guide, considerou os números positivos.
"O resultado veio acima das estimativas do mercado. Além disso, a empresa reportou um caixa líquido de 75 milhões de reais, reforçando sua posição sobre possíveis deterioração do cenário para as commodities", disse em relatório.
Kepler Weber (KEPL3): + 8,87%