Exame Logo

Ibovespa fecha em alta pelo 2º dia seguido e fica acima dos 105 mil pontos

Índice de Preço ao Consumidor de 2021 fecha em linha com as expectativas, nos Estados Unidos, e alivia preocupações sobre aperto monetário

Painel de cotações na B3 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 12 de janeiro de 2022 às 10h43.

Última atualização em 12 de janeiro de 2022 às 18h34.

O Ibovespa avançou em linha com as bolsas internacionais nesta quarta-feira, 12, fechando em alta pelo segundo pregão consecutivo. Hoje o principal índice da B3 avançou junto com uma onda de alívio global entre investidores após a divulgação de dados da inflação americana.

No fechamento:

Veja também

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente ao mês de dezembro, ficou em 0,5%, levemente acima do consenso de 0,4%. Na comparação anual, no entanto, o número saiu exatamente em linha com as expectativas, em 7%.

Logo após a divulgação, o Ibovespa e os principais índices de ações da Europa e Estados Unidos estenderam os ganhos. Já o rendimento dos títulos americanos – e, consequentemente, o dólar – entraram em queda. O entendimento é de que, com os dados de inflação dentro do esperado, diminui a pressão para que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) dê início ao ciclo de alta de juros.

Destaques de ações

As expectativas sobre a condução da política monetária americana também influenciam na queda dos juros futuros do Brasil. O ambiente favoreceu, principalmente, ações de crescimento, como as das varejistas Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Renner (LREN3) e Lojas Americanas (LAME4), além da Positivo (POSI3), de tecnologia, que engataram altas de mais de 5%, após a divulgação dos números de inflação americana.

Outro setor que apresentou forte salto foi o de shoppings centers, com altas chegando a superar 8%. O movimento ocorreu após a publicação da prévia operacional do quarto trimestre daMultiplan (MULT3), que superou os desempenhos recordes de 2019.

As vendas aumentaram 8,1% em relação ao período pré-pandemia, atingindo o maior 5,6 bilhões de reais - o maior da história da empresa. A companhia também conseguiu elevar em 41,4% o aluguel de mesmas lojas frente ao quarto trimestre de 2019, igualando o efeito do IGP-DI.

Entre as ações com maior peso no Ibovespa, as principais contribuições vieram do setor de commodities. A Petrobras (PETR3/PETR4), com a segunda maior participação no índice, subiu mais de 3%, em linha com o mercado de petróleo. Além da valorização da commodity, segue no radar dos investidores o novo reajuste nos preços de combustíveis, que passa a valer a partir de hoje.

Contribuindo para o tom positivo ainda estiveram as ações da Vale (VALE3), principal papel do índice, que avançavam mais de 1%, após nova apreciação do minério de ferro, nesta madrugada. A valorização da commodity também beneficia as siderúrgicas.

Na ponta negativa do Ibovespa, ficaram as ações de grandes bancos do País, um dos poucos setores beneficiados pela alta de juros. Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBSE3) lideram as perdas do setor.

Locaweb (LWSA3) e Inter (BIDI11) também ficaram entre as maiores quedas do dia.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame