Ibovespa não acompanha alta de NY e recua com quedas de Vale e Petrobras
Mercado internacional reage positivamente após pedidos de seguro desemprego saírem quase em linha com as expectativas
Guilherme Guilherme
Publicado em 20 de maio de 2021 às 15h00.
Última atualização em 20 de maio de 2021 às 16h07.
O Ibovespa recua nesta quinta-feira, 20, com as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) impedindo que o índice acompanhe as altas das bolsas de Nova York. Às 16h, o índice caía 0,10% para 122.511 pontos. Nos Estados Unidos, os índices S&P 500 e Nasdaq sobem mais de 1%, enquanto o Dow Jones avança 0,66%, se recuperando das perdas dos últimos três pregões.
Apesar do tom positivo no mercado internacional, ainda no início do dia, investidores estrangeiros digeriam negativamente a ata da última reunião doFederal Reserve (Fed, banco central americano), divulgada na tarde de ontem. No documento, o Fed chegou a abordar a possibilidade de diminuir o ritmo de seu programa de estímulo caso a economia americana demonstre sinais de forte recuperação.
O humor, porém, melhorou após a divulgação dos pedidos de seguro desemprego. O número ficou em 444.000, levemente abaixo das estimativas de 450.000 pontos, mas a queda foi compensada pela revisão para cima de 4.000 pedidos apresentados na última semana.
Os dados apontam que o mercado de trabalho americano ainda não está plenamente recuperado, o que corrobora a tese do Fed de que a economia ainda precisa de estímulos. Um deles é manter a taxa de juros no intervalo entre zero e 0,25 ponto percentual, onde está estacionada desde março de 2020. Antes da divulgação, investidores temiam que o Fed apertasse sua política de estímulos, prejudicando a renda variável.
Mas apesar do tom positivo no exterior, a queda do minério de ferro na China e a desvalorização do barril de petróleo têm pressionado as ações das duas empresas com maior representação no Ibovespa: a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR3; PETR4) que recuam, respectivamente, 1,18%, 1,69% e 1,34%.
O minério de ferro recuou 1,99% no porto de Qingdao, para 211,85 dólares a tonelada, com os receios de que a China possa intensificar a regulamentação sobre o metal para conter a alta dos preços. Já os contratos futuros de petróleo Brent e WTI recuam em torno de 1,6% em meio à expectativa de aumento de oferta, com a possível retirada de sanções comerciais sobre o Irã.
Destaques
Entre os destaques de queda do pregão também estão as ações da Eletrobras (ELET3; ELET6) que caem mais de 3%, com investidores realizando lucros da última sessão, quando os papéis fecharam em alta com o avanço de seu projeto de privatização na Câmara.
Já na ponta positiva, as units do Banco Inter (BIDI11) avançam mais de 4%, após a empresa anunciar uma parceria com o Banco ABC para complementação de operações no mercado de capitais.
As units do BTG Pactual ( BPAC11, do mesmo grupo controlador da EXAME ) avançam 1,02%, após o portal NeoFeed ter noticiado que o banco comprou o grupo Universa, dono da casa de análise Empiricus, da gestora Vitreo, e dos sites MoneyTimes e Seu Dinheiro.
No radar dos investidores também está a troca de comando da Cielo (CIEL3), anunciada na última noite. Com a renúncia do então presidente Paulo Caffarelli, o cargo será ocupado pelo então vice-presidente de finanças e diretor de relações com investidores Gustavo Henrique Santos de Sousa. Após abrirem entre as maiores queda do Ibovespa, as ações da companhia reduziram a desvalorização para 0,26%.