Weg cai 6% após resultado e Ser despenca; Ibovespa fecha estável
Nancy Pelosi e Steven Mnuchin voltam a conversar sobre pacote de estímulos, mas indefinição pressiona bolsas de valores
Guilherme Guilherme
Publicado em 21 de outubro de 2020 às 10h28.
Última atualização em 21 de outubro de 2020 às 17h37.
A bolsa fechou próximo da estabilidade nesta quarta-feira, 21, com os à espera de novidades sobre as negociações em torno do pacote de estímulo americano. Depois de adiar o prazo final para o acordo, a presidente da Câmara dos Estados Unidos , Nancy Pelosi, retomou as conversas com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, mas nada saiu, ao menos até o encerramento do pregão. Em meio ao impasse sobre os estímulos, os índices americanos fecharam em queda, enquanto, no mercado local, as ações da Vale e dos grandes bancos sustentaram o Ibovespa , que teve ligeira alta de 0,01% e encerrou em 100.552,44 pontos. O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor.
Peso Pesado
Pelo terceiro pregão consecutivo, os grandes bancos foram cruciais para que o Ibovespa encerrasse no campo positivo. Com maior peso no índice, os papéis do Itaú subiram 0,91%. Bradesco, Banco do Brasil e Santander avançaram 1,02%, 0,75% e 0,88%, respectivamente. "Há expectativas otimistas com os resultados do terceiro trimestre, principalmente, sobre dos grandes bancos, que é um setor que já está descontado", afirma Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha. Também com grande peso no índice, os papéis da Vale avançaram 1,84%, tendo no radar a alta do minério de ferro na China. Com menor participação no Ibovespa, as siderúrgicas CSN, Gerdau e Usiminas também são negociadas com valorizações.
Ser Educacional
As ações da Ser Educacional caíram 6,04% e encerraram na lanterna do Índice Small Caps, após houve divergências em relação ao válido exercício do direito de go-shop do acordo pelos ativos da Laureate Brasil. Em fato relevante divulgado já com o pregão aberto, a empresa informou que, em razão da divergência, o assunto será discutido judicialmente. "A Ser entrou com pedido de tutela cautelar, em caráter antecedente a procedimento arbitral e obteve decisão liminar favorável, mantendo o Transaction Agreement, válido e eficaz", informou.
"A parte mais negativa é que a Anima fez uma oferta pela Laureate bem maior que a da Ser. Agora a Ser vai ter que resolver essa questão na Justiça", comenta Adilson Bonvino, sócio da Unnião Investimentos.
Qualicorp
Apesar da alta dos bancos e da Vale, são as ações da Qualicorp que lideram as altas do Ibovespa, avançando 5,75%, após a companhia informar que a Rede D’Or pedir aoConselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a autorização para aumentar a participação minoritária na companhia. Atualmente, a Rede D’Or possui 12,95% da Qualicorp.
Weg
As ações da WEG chegaram a subir pouco mais de 2% nos primeiros negócios do dia, mas entraram no campo negativo, encerrando em forte queda de 6,16%. A queda ocorreu após a divulgação do balanço do terceiro trimestre, considerado positivo pelo mercado. No período, a receita líquida da companhia teve aumento anual de 43,3% para 4,8 bilhões de reais (22,3% acima do consenso) . Já o lucro líquido da empresa catarinense disparou 54% na comparação anual para 644,2 milhões de reais, ficando 45% acima das estimativas.
“O resultado foi bastante forte e com expansão das margens impulsionada pela recuperação da demanda de equipamentos de ciclo curto no Brasil e no Exterior. No entanto, as sinalizações mais cautelosas em relação ao futuro e o aumento no custo de produtos vendidos, devido à apreciação da matéria-prima, podem reduzir a empolgação do mercado. Vale ressaltar ainda que os papéis da Weg já estão num nível de preço bastante elevado e têm múltiplos altos”, avaliam analistas da Exame Research.
"O movimento foi um pouco de realização de lucros. A empresa é excelente, mas a ação já vinha subindo muito na empolgação. Mas todos esses resultados já estão precificados e muito acima do que analistas fundamentalistas veem como o justo", diz Bonvino.
Cyrela
Impulsionadas pelos dados operacionais do terceiro trimestre, as ações da Cyrela subiram 0,86%. No período, a companhia registrou 2,456 bilhões de reais em vendas, superando em 58,1% o valor alcançado no terceiro trimestre de 2019. Além das vendas, o ritmo de lançamento segue acelerado. No trimestre, o valor dos lançamentos da companhia atingiu 2,589 bilhões de reais, superando em 45,7% o registrado no mesmo período do ano passado. Na esteira dos resultados da Cyrela as ações da EZTec avançaram 3,81%.