Exame Logo

Ibovespa opera em leve queda com mercado avaliando inflação americana

Índice de preço ao produtor dos acelera nos Estados Unidos e supera estimativas, mas vendas do varejo caem

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 15 de junho de 2021 às 12h10.

Última atualização em 15 de junho de 2021 às 16h26.

O Ibovespa recua nesta terça-feira, 15, com investidores avaliando os últimos dados de inflação, enquanto esperam pela decisão de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, previstas para amanhã. Às 16h10, o principal índice da B3 caía 0,11%, aos 130.067 pontos.

Divulgado nesta manhã, o índice de preço ao produtor americano (PPI, na sigla em inglês) voltou a sair acima do esperado, acelerando de 6,2% para 6,6% no acumulado de 12 meses. A expectativa era de que o indicador ficasse em 6,3%. Após a divulgação do PPI, o rendimento dos títulos americanos de 10 anos - convencionados como o principal indicador das expectativas de inflação no país - entrou em alta, mas sem se distanciar da marca de 1,5%.

Veja também

O que ajuda a reforçar a crescente percepção de que a inflação dos Estados Unidos é temporária foi a queda mensal de 1,3% das vendas do varejo em maio, divulgada no mesmo instante do PPI.

"Notícias boas para a atividade econômica podem ser ruins para a bolsa uma vez que apontam para uma alta de juros. A inflação mais alta ao produtor nos EUA sugere que a economia está mais forte, mas as vendas do varejo tiveram queda, indicando atividade fraca e juros para baixo. Temos um empate", comenta em nota André Perfeito, economista-chefe da Necton.

Na bolsa, as units da SulAmérica (SULA11) sobem 4,3% e lideram as altas do Ibovespa. Os papéis sobem na expectativa de alta da Selic, na reunião do Copom amanhã, o que impacta positivamente o resultado financeiro da companhia.

Já as ações da PetroRio (PRIO3) sobem mais de 3,46% e lideram as altas do Ibovespa, impulsionado pela valorização do petróleo no mercado internacional. Com maior participação no índice, as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) avançam 0,79% e 0,73%, respectivamente.

Abra sua conta no BTG Pactual digital e invista com o maior banco de investimentos da América Latina

Por outro lado, as ações da Vale (VALE3) recuam 1,24% mesmo com a valorização do minério de ferro, que subiu 0,5% no porto de Qingdao, para 221,87 dólares a tonelada. A mineradora teve uma nova oferta salarial rejeitada por grevistas da mina de níquel da Vale em Sudbury, Canadá. No Brasil, a Agência Nacional de Mineração faz uma vistoria na barragem Xingu, em Mariana (MG).

No extremo negativo, as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) figuram entre as maiores perdas, caindo quase 4%. Embora haja a previsão de que o Senado vote a MP que destrava a capitalização da companhia, segundo o jornal O Globo, isso pode não ocorrer devido a desentendimentos entre os senadores sobre o conteúdo da proposta.

Investidores também aproveitam o ambiente misto da bolsa para realizar lucros de ações que dispararam no último pregão impulsionadas pelo adiantamento da vacinação no estado de São Paulo.  Entre elas estão as da Azul (AZUL4) e Hering (HGTX3), que recuam mais de 2%.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame