Exame Logo

Ibovespa perde fôlego, mas fecha no azul aos 132 mil pontos; dólar vai a R$ 5,71

Moeda americana se desvalorização de olho em queda na confiança do consumidor nos EUA

(b3/Divulgação)
Raquel Brandão
Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Publicado em 25 de março de 2025 às 10h26.

Última atualização em 25 de março de 2025 às 17h18.

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, 25, após testar as máximas e superar os 133 mil pontos. Do meio da tarde para o fim do pregão, o índice, porém, perdeu força.

Ainda assim, o Ibovespa fechou no azul, superando a indicação de que a política monetária pode ser mais restritiva à frente. Os investidores analisam neste pregão a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada pela manhã.

Veja também

A ata voltou a sinalizar que o Banco Central (BC) subirá os juros em maio, mas em menor magnitude, após elevar a taxa para 14,25% ao ano. No mercado, a maioria dos economistas e investidores acredita que a alta será de 0,5 ponto percentual. Segundo o painel de probabilidades da B3, 67% das apostas em opções do Copom indicam alta da Selic nessa magnitude.

O BC não se comprometeu com novas sinalizações de alta de juros após a reunião de maio, mas uma elevação da taxa na reunião de junho está presente no debate.

Ibovespa hoje:

Os juros curtos seguiram estáveis, refletindo a ata, enquanto a curva de juros médios e longos operaram em queda impactados pela queda do dólar, que recuou fortemente. Parte da desvalorização da moeda americana teve como razão o temor em relação ao risco de recessão nos Estados Unidos. O índice de confiança do consumidor no país caiu de 98,3 em fevereiro para 92,9 em março, abaixo da previsão, de baixa para 94,5.

Líder entre as altas:

As ações daVamos (VAMO3)lideraram as altas do Ibovespa. O papel subiu mais de 15%.

Segundo o time do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME), a Vamos entregou resultados em linha no quarto trimestre, apesar do lucro líquido acima do esperado. "Com a conclusão da reestruturação societária — e a cisão da Vamos Concessionárias — a companhia passará a se dedicar exclusivamente ao negócio de locação, reduzindo a ciclicidade de suas operações", diz o banco.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação da B3 vai dar 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h. Já as negociações com o Ibovespa futuro acontecem das 9h às 18h25.

Acompanhe tudo sobre:B3 (BM&FBovespa)bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame