Mercados

Ibovespa fecha em queda de 0,95% em dia de baixo volume

Segundo profissionais do mercado, a turbulência política pesou nos negócios

Bolsa: o giro financeiro da sessão somou 2,95 bilhões de reais (Thinkstock)

Bolsa: o giro financeiro da sessão somou 2,95 bilhões de reais (Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 20h00.

Última atualização em 24 de novembro de 2016 às 20h00.

São Paulo - O principal índice da Bovespa fechou esta quinta-feira em baixa, em dia de volume fraco devido à falta de referência das bolsas dos Estados Unidos, fechadas devido ao feriado do Dia de Ação de Graças, o que levou investidores a preferir embolsar ganhos.

O Ibovespa caiu 0,95 por cento, a 61.395 pontos. Em 2016, contudo, o indicador ainda acumula alta de 41,6 por cento. O giro financeiro da sessão somou 2,95 bilhões de reais.

Segundo profissionais do mercado, a turbulência política pesou nos negócios. "O cenário político acelera as realizações", disse operador da mesa institucional da corretora Renascença.

Para Ariovaldo dos Santos, gerente na Hencorp Commcor, a cautela deve persistir na sexta-feira, à medida que investidores aguardam desdobramentos de delações envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Bancos e siderúrgicas foram destaques negativos, assim como Vale e Petrobras. Ações de educação também se sobressaíram entre as baixas, influenciadas por preocupações com a continuidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na ponta positiva apareceram Grupo Pão de Açúcar e Gafisa.

Destaques

GPA PN disparou 6 por cento, após o conselho da varejista aprovou o início do processo de venda de fatia na Via Varejo, cujas units saltaram 14 por cento.

Analistas do BTG Pactual consideraram a notícia positiva para o GPA e recomendaram a compra do papel. O Valor Econômico publicou que a chilena Falabella, a Lojas Americanas e o grupo sul-africano Steinhoff estariam entre os interessados no ativo.

Gafisa ON subiu 3,8 por cento, após a empresa divulgar detalhes sobre a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Tenda, sua unidade para o segmento de baixa renda. A faixa indicativa de preço foi definida entre 12,50 e 16,50 reais por ação.

Petrobras PN caiu 1,7 por cento e Petrobras ON perdeu 1,35 por cento, apesar da estabilidade dos preços internacionais do petróleo. O Brent fechou em alta de 0,05 por cento, ante incertezas sobre o plano da Opep para congelamento da produção.

Vale PNA fechou em queda de 1,79 por cento, enquanto VALE ON declinou 2,06 por cento, na contramão dos preços do minério de ferro na China, que atingiram a máxima em quase três anos.

Banco do Brasil ON caiu 2,67 por cento.

Kroton ON perdeu 1,77 por cento, e Estácio cedeu 0,55 por cento, pressionadas por preocupações sobre a sustentabilidade do Fundo Financiamento Estudantil (Fies), após o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu aos gestores do programa explicações sobre o período de 2010 a 2015.

Eletrobras cedeu 4,28 por cento, diante do noticiário positivo recente. A estatal afirmou na terça-feira que recebeu do governo 936,2 milhões de reais em adiantamento para futuro aumento de capital.

Na quarta-feira, um executivo da estatal disse que busca parceiros internacionais, incluindo na China, para retomar obras em Angra 3.

Acompanhe tudo sobre:B3Ibovespa

Mais de Mercados

Corte de juros em setembro? Os pontos do discurso de Powell para entender os próximos passos do Fed

Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50% e cita cautela com inflação em comunicado

WEG surpreende com margens fortes e ação sobe 10%

Boeing nomeia novo CEO para liderar recuperação da empresa

Mais na Exame