Exame Logo

Ibovespa acompanha cautela do exterior e recua

Às 10h42, o Ibovespa recuava 0,46%, aos 54.555,44 pontos

Bovespa: às 10h42, o Ibovespa recuava 0,46%, aos 54.555,44 pontos (Bloomberg News/Paulo Fidman)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 11h18.

São Paulo - A Bovespa acompanha o sinal negativo visto no exterior e inicia o pregão desta segunda-feira, 16, em queda. Às 10h42, o Ibovespa recuava 0,46%, aos 54.555,44 pontos, num movimento de ajuste conduzido pelas principais blue chips do índice à vista.

Hoje é dia de vencimento de opções sobre ações na Bolsa, às 13 horas, o que não deve trazer volatilidade aos negócios tendo em vista que as posições à luz do exercício foram feitas até sexta-feira.

Veja também

Nesta semana encurtada pelo feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, a expectativa é de giro financeiro reduzido, em função também da Copa do Mundo.

Em Nova York, onde as bolsas abriram há pouco, o índice Dow Jones caía 0,14%, o S&P 500 tinha leve ganho de 0,03% e o Nasdaq subia 0,02%.

Entre os indicadores da manhã, a produção industrial norte-americana registrou aumento de 0,6% em maio na comparação com abril, em termos sazonalmente ajustados, informou o Federal Reserve. O número veio basicamente em linha com a expectativa dos analistas, que projetavam alta de 0,5%.

O movimento de queda também é visto em todas as praças europeias, com os investidores na defensiva após a escalada das tensões no Iraque, o que aumenta a procura por ativos de menor risco.

Neste fim de semana, insurgentes tomaram o controle da segunda maior cidade do país, Mossul, após massacre de 1.700 soldados iraquianos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, considera possíveis opções militares para o Iraque. A cautela é reforçada ainda pelo agravamento do conflito entre russos e ucranianos, após um avião da Ucrânia ter sido abatido no fim de semana por separatistas pró-Rússia, causando a morte de dezenas de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame