Fed e outros bancos centrais fazem ação coordenada para aumentar liquidez no mercado
Operações diárias de swap devem durar até o fim de abril e visam mitigar efeito do temor do mercado sobre oferta de crédito
Repórter Exame IN
Publicado em 19 de março de 2023 às 19h30.
O Banco do Canadá, o Banco da Inglaterra, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu, o Federal Reserve e o Swiss National Bank estão anunciando neste domingo, 19, uma ação coordenada para aumentar a liquidez por meio de acordos permanentes de linha de swap de liquidez em dólares.
Para melhorar a eficácia das linhas de swap no fornecimento de financiamento em dólares americanos, os bancos centrais que atualmente oferecem operações em dólares americanos concordaram em aumentar a frequência das operações com vencimento de 7 dias de semanal para diário.
Essasoperações diárias começarão nesta segunda-feira, 20, e continuarão pelo menos até o final de abril. Isso ajuda a mitigar os efeitos da tensão dos mercados globais sobre a oferta de crédito para famílias e empresas.
Banco suíço apoia compra do Credit Suisse pelo UBS
O anúncio vem na esteira do acordo desenhado pelo governo suíço para que o UBS comprasse seu concorrente Credit Suisse, em crise de liquidez. Segundo a ministra de Finanças da Suíça, KarinKeller-Sutter, o acordo é "uma garantia para permitir ter liquidez". Ainda de acordo com ela, a falência teria tido "enormes danos colaterais no mercado financeiro suíço e risco de contágio internacional".
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, elogiaram os anúncios das autoridades suíças para apoiar a estabilidade financeira.