Mercados

Expectativa por medidas de BCs impulsiona alta europeia

Muitos operadores continuam cautelosos antes da eleição grega no domingo, que pode determinar o futuro do país

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 09h47.

Londres - As ações europeias subiam nesta sexta-feira à medida que expectativas de que bancos centrais vão interferir para lidar com o risco de uma saída grega da zona do euro levou a uma recuperação das ações financeiras, que tiveram uma forte queda com preocupações por sua exposição à Grécia.

Entretanto, muitos operadores continuaram cautelosos antes da eleição grega no domingo, que pode determinar o futuro do país dentro do bloco do euro, e disseram que os ralis dos mercados podem ter duração curta.

Às 8h36 (horário de Brasília),o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, subia 1,05 por cento, com 994 pontos. O volume, porém, continuava relativamente baixo, uma vez que muitos investidores optaram por manter suas margens antes das eleições na Grécia. Os volumes ficaram em 77 por cento da média do volume de 90 dias para o índice FTSEUROFIRST e em torno de 50 por cento para o DAX, da Alemanha.

"O apetite por risco neste mercado não é muito alto", disse o chefe de operações e risco da Tavira Securities, Toby Campbell Gray, acrescentando que sua empresa havia há pouco vendido posições nos índices IBEX (Espanha), FTSEMIB (Itália) e DAX.

Ativos financeiros tinham forte alta após autoridades das nações do G20 afirmarem à Reuters que seus bancos centrais estavam prontos para tomar decisões a fim de estabilizar os mercados, caso necessário, fornecendo liquidez e evitando qualquer aperto do crédito após a votação grega no domingo.

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame