Ex-Burger King, Ariel Grunkraut assume como CEO da Kraft Heinz no Brasil
Operação brasileira da fabricante de ketchup e maionese mais do que dobrou de tamanho nos últimos cinco anos – e quer repetir a dose
Repórter Exame IN
Publicado em 17 de outubro de 2024 às 11h50.
Última atualização em 17 de outubro de 2024 às 11h53.
Um dos fundadores da Zamp, Ariel Grunkraut está assumindo o comando da Kraft Heinz Brasil, subsidiária da multinacional americana de alimentos. No país, além da marca de maionese, ketchup e mostarda Heinz, a empresa é dona da Hemmer, da Quero e da BR Spices, depois de uma intensa estratégia de aquisições.
Grunkraut saiu da Zamp em junho, em meio ao avanço do Mubadala no capital da dona do Burger King e do Popeyes. Estava na empresa desde 2011, tendo liderado especialmente a área de marketing e vendas, mas desde 2022 estava na cadeira de CEO.
Sua saída foi uma das diversas mudanças do grupo de fast food desde a chegada da gestora árabe. Para o seu lugar, a empresa contratou Paulo Camargo, que estava à frente da Espaçolaser mas ficou anos comandando o concorrente McDonald’s.
Na Kraft Heinz Brasil, o executivo vai substituir Fernando Rosa, que trocou a fabricante de molhos pelas sandálias Havaianas. Em agosto, Rosa assumiu a operação brasileira da marca principal da Alpargatas.
Grunkraut chega para liderar o plano da Kraft Heinz de dobrar o tamanho da operação brasileira nos próximos cinco anos, tornando o Brasil a maior operação da cia fora dos Estados Unidos.
Nos últimos cinco anos, a operação do Brasil cresceu 2,5x passando de R$ 1 bilhão para R$ 2,5 bilhões de faturamento líquido e ocupa a primeira ou segunda posição em participação de mercado nas categorias prioritárias em que opera (ketchup, molho de tomate e maionese)
Atualmente, a KHC Brasil possui mais de 3.000 colaboradores espalhados em suas 4 plantas de produção (duas em Nerópolis-GO, em Blumenau-SC e uma em Jandira), um centro de distribuição e sua sede em SP.