Exame Logo

Empresa israelense de antenas vai abrir capital na Bovespa

T4U aluga antenas de telefonia móvel para as principais operadoras de telecomunicações do país

Antena de celular em São Paulo: a T4U tem como clientes Oi, Vivo, Tim e Nextel (Germano Lüders/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 18h31.

São Paulo - A T4U Tower Management, empresa que aluga antenas de telefonia móvel para as principais operadoras de telecomunicações do país, pediu nesta sexta-feira o registro de companhia aberta e pode estrear na Bovespa nos próximos meses.

Controlada pela Fishman Holdings, que tem participação de setores imobiliário, varejo, mídia na América do Norte, Europa e Rússia; e pela provedora de soluções totais de engenharia para telecomunicações Giltek, ambas israelenses, a T4U está há uma década no Brasil, informou a empresa à Reuters.

Veja também

A T4U, sigla para Tower For You, tem 51 funcionários próprios e tem como clientes Oi, Vivo, da Telefônica Brasil, Tim Participações e Nextel.

Os planos de levantar capital chegam num momento de grande efervescência no setor, desde que as grandes operadoras do país passaram a vender as próprias torres de telefonia para empresas especializadas, com o objetivo de levantar recursos.

Por entender que a estrutura de antenas deixou de ser um diferencial competitivo, as operadoras passaram a compartilhar as estruturas de antenas de telecomunicação, chamadas no setor de estação rádio-base.

Há cerca de 68 mil desses equipamentos instalados no país, segundo dados da Telebrasil, associação das operadoras de telecomunicações. E esse número tende a crescer à medida que se expande a cobertura do serviço de 4G. Só em 2013 foram instaladas 8,5 mil antenas de 4G, segundo a entidade.

Nesse mercado, a T4U tem entre as principais concorrentes a TorreSur, do grupo norte-americano de private equity Providence Equity Partners e a BR Towers. Há dois meses, a GP Investments vendeu a BR Towers por 2,18 bilhões de reais para a American Tower.

Nesta sexta-feira, funcionários da T4U festejavam em São Paulo a conclusão dos arranjos que precederam o pedido de registro de companhia aberta. Mas um pedido para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla en inglês), ainda não tem data para acontecer.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIPOsMercado financeiroOfertas de açõesTelecomunicações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame