Embraer dispara 15% após confirmar que Eve negocia fusão com Zanite
Movimento leva as ações para o maior patamar na Bolsa em um ano
Paula Barra
Publicado em 10 de junho de 2021 às 12h35.
Última atualização em 10 de junho de 2021 às 12h47.
As ações da Embraer (EMBR3) disparam 15%, sendo cotadas em 19,94 reais, nesta quinta-feira, 10, a maior alta do Ibovespa, após a companhia confirmar que sua subsidiária Eve Urban Air Mobility Solutions, dedicada ao desenvolvimento de um sistema de mobilidade aérea urbana, iniciou negociações para uma possível combinação de negócios com a Zanite.
O movimento leva os papéis para seu maior patamar intradiário desde o dia 20 de fevereiro de 2020. Esse é também o melhor pregão dos ativos, em termos de valorização, desde 8 de junho do ano passado, quando subiram 18,36%.
Em fato relevante divulgado ao mercado nesta manhã, a Embraer informa que as negociações estão em curso, mas que não pode prever se chegará a um acordo definitivo com a Zanite e quais serão os termos.
Fontes próximas ao assunto disseram que o acordo deve avaliar as empresas combinadas em cerca de 2 bilhões de dólares, segundo informou a Bloomberg mais cedo. O montante seria equivalente a cerca de 80% do valor de mercado da Embraer no fechamento de ontem. A agência de notícias aponta ainda que a empresa de aquisição de propósito específico ( SPAC, na sigla em inglês) busca levantar novo capital para financiar a transação.
A Zanite, que tem sede em Cleveland, Ohio, captou em seu IPO em novembro 230 milhões de dólares. A companhia é liderada pelos codiretores-presidentes Kenn Ricci, coproprietário da Directional Aviation Capital, que controla a operadora de voos privados Flexjet, e Steve Rosen, cofundador da empresa de private equity Resilience Capital Partners.