Eike desiste de vender ações da holding EBX
Empresário disse que vai esperar a melhora das condições do mercado
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2010 às 11h23.
São Paulo - O bilionário Eike Batista não vai vender as ações da EBX, holding que controla as outras empresas do grupo. O empresário desistiu da empreitada depois de passar por problemas na alienação de ações da OSX ( OSXB3 ).
A unidade de construção naval levantou 2,45 bilhões de reais no mês passado, enquanto a estimativa inicial era de arrecadar até 10 bilhões de reais. Com incertezas operacionais em torno da atividade da empresa, as ações já recuaram 24% desde o IPO.
"Não há como considerar um IPO da EBX hoje", disse o empresário à agência Bloomberg. Segundo ele, atualmente as empresas do grupo somam um valor de mercado de 44 bilhões de dólares. "Antes de 100 ou 120 bilhões de dólares, não iremos realizar o IPO da EBX", indica.
A oferta também poderia ser prejudicada pelo fato de o mercado não conseguir assumir uma venda de ações da EBX, a sexta do seu grupo, em um momento no qual a Petrobras planeja captar 25 bilhões de dólares até o final de junho. As outras empresas "X" na bolsa são: LLX ( LLXL3 ), OGX ( OGXP3 ), MMX ( MMXM3 ) e MPX ( MPXE3 ).
Calma
O empresário também pede calma aos investidores que cobram resultados das suas empresas. "Leva um tempo para que as pessoas entendam o nível do nosso sucesso", diz. "Se você quer investir comigo, veja o que eu já fiz, e me dê entre três a cinco anos", afirma Batista, que espera um crescimento 5% da economia brasileira em 2010, aposta que as empresas dele terão um rendimento superior ao do Ibovespa pelo segundo ano consecutivo.