Mercados

Dow Jones cai e fecha no nível mais baixo desde 19/01

O índice registrou queda em nove dos últimos dez pregões

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2012 às 18h07.

São Paulo - O mercado norte-americano de ações voltou a fechar com perdas na terça-feira, com o índice Dow Jones registrando queda em nove dos últimos dez pregões e chegando ao fim do dia no nível mais baixo desde 19 de janeiro.

O mercado reagiu às declarações de líderes políticos gregos ao final de uma reunião. Segundo o presidente Karolos Papoulias, fracassaram as negociações para a formação de um novo governo e serão necessárias novas eleições. O anúncio fez crescer o temor de que a Grécia deixe a união monetária europeia. Papoulias também disse que os gregos retiraram 700 milhões de euros dos bancos locais recentemente.

"O volume regular de retiradas do sistema bancário é alarmante. Se eles saírem da zona do euro, poderá haver um efeito dominó - Itália, Portugal, Espanha, quem sabe? Acho que esse é o temor: de que se um cair, o que impedirá os outros de cair também?", questionou Jason Weisberg, da Seaport Securities.

Entre as componentes do Dow, as ações da Home Depot caíram 2,43%, em reação a seu informe de resultados; outros destaques negativos foram Alcoa (-2,35%) e Hewlett-Packard (-2,46%). As do JP Morgan Chase subiram 1,26%, em dia de assembleia de acionistas do banco, recuperando terreno depois das fortes quedas recentes.

As ações da Avon Products caíram 9,74%; a concorrente Coty retirou sua oferta para a aquisição da empresa, argumentando que não obteve a resposta imediata que queria.

O índice Dow Jones fechou em queda de 63,35 pontos (0,50%), aos 12.632,00 pontos. O Nasdaq terminou em baixa de 8,82 pontos (0,30%), para 2.893,76 pontos. O S&P-500 encerrou com desvalorização de 7,69 pontos (0,57%), a 1.330,66 pontos. O NYSE Composite fechou em queda de 69,64 pontos (0,90%), aos 7.635,81 pontos. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame