Mercados

Dólar opera estável ante real no aguardo de ata do Fed

Moeda americana é negociada no patamar de R$ 2,0368

Notas de dólar (Getty Images)

Notas de dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 13h53.

São Paulo - O dólar operava estável ante o real nesta quarta-feira, com investidores cautelosos antes da divulgação da ata da última reunião do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve.

Mais cedo, o dólar chegou a cair 0,5 por cento com a especulação de que o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc, na sigla em inglês) possa sinalizar uma terceira rodada de compra de ativos para estimular a economia norte-americana, o que poderia elevar o fluxo de dólares para o Brasil.

Às 12h55, no entanto, a moeda norte-americana operava com estabilidade, negociada a 2,0368 reais. Na mínima da sessão, a divisa atingiu 2,0260 reais. Em relação a uma cesta de divisas , o dólar tinha oscilação positiva de 0,05 por cento.

"Hoje tem a ata do Fomc, e já se especula muito sobre uma terceira rodada de 'quantitative easing' (programa de compra de ativos pelo Fed), e um dos efeitos normais de tal medida é que parte desse dinheiro se direcione para mercados emergentes", afirmou o gerente da mesa financeira da H.Commcor, Luiz Henrique de Paula.

Três dirigentes do Fed sinalizaram na segunda-feira que poderá haver uma terceira rodada de compra de títulos, dizendo que a recuperação da economia dos Estados Unidos está fraca e o desemprego, alto demais.

Na reunião de junho, o Fed anunciou uma medida para estimular a economia do país que foi considerada insuficiente pelo mercado. O banco central ampliou a chamada Operação Twist, pela qual busca reduzir os custos de financiamento por meio da venda de títulos de curto prazo e compra de outros de prazo maior.

"O mercado não está, necessariamente, esperando o anúncio de uma medida hoje, mas está de olho em alguma sinalização de que algo será feito", afirmou o gerente.

O operador de câmbio da Renascença Corretora José Carlos Amado não acreditava que a divulgação da ata poderá ter efeito duradouro sobre o câmbio.

"Mesmo que tenha uma novidade do Fomc, não acredito que a moeda irá romper patamares. O que pode ter são apenas movimentos pontuais", disse Amado.

Mais de Mercados

Conselho da Vale (VALE3) elege Gustavo Pimenta como novo presidente da companhia

Petrobras fecha em alta de 9% e ganha R$ 41 bilhões em valor de mercado na bolsa

Proposta pela Paramount pode envolver gigante da tecnologia, diz Bloomberg

Ibovespa fecha em nível recorde puxado por disparada de 9% da Petrobras

Mais na Exame