Mercados

Dólar cai mais de 1% ante real, pressionado por turbulência

No cenário interno, as atenções ainda estão voltadas para fechamento da Ptax de setembro, às 13h


	Dólar: às 10h34, o dólar recuava 1,04 por cento, a 2,2334 reais na venda, na mínima a moeda chegou a 2,2248 reais
 (Scott Eells)

Dólar: às 10h34, o dólar recuava 1,04 por cento, a 2,2334 reais na venda, na mínima a moeda chegou a 2,2248 reais (Scott Eells)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 10h48.

São Paulo - O dólar operava em queda superior a 1 por cento ante o real nesta segunda-feira, mesmo em dia de fechamento da Ptax do mês, pressionado por preocupações políticas nos Estados Unidos à medida que se aproximava o prazo final para evitar uma paralisação do governo norte-americano.

Às 10h34, o dólar recuava 1,04 por cento, a 2,2334 reais na venda, na mínima a moeda chegou a 2,2248 reais. Em relação a uma cesta de moedas, a divisa operava em queda de 0,5 por cento.

"O dólar está perdendo valor no mercado global. Isso tem a ver com as preocupações políticas nos Estados Unidos, que pode favorecer outras moedas, devido ao risco ao crescimento econômico no país", explicou o economista-sênior do Espírito Santo Investment Bank, Flávio Serrano.

No domingo, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, liderada pelo partido republicano, atrelou o financiamento do governo ao adiamento da reforma da saúde proposta pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Como o projeto terá de ser votado novamente pelo Senado, isso poderia levar a uma paralisação do governo a partir desta terça-feira, quando se inicia o novo ano fiscal.

A maioria democrata no Senado dos EUA acredita que conseguirá reverter a tentativa dos republicanos e aprovar a proposta original. Se isso ocorrer, o projeto de lei terá de ser novamente apreciada pelos deputados norte-americanos.

Na semana passada, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jack Lew, alertou o Congresso que o país irá esgotar a capacidade de empréstimo até no máximo 17 de outubro, data em que o país terá apenas cerca de 30 bilhões de dólares na mão.


No cenário interno, as atenções ainda estão voltadas para fechamento da Ptax de setembro, às 13h. A taxa é uma cotação média da divisa dos Estados Unidos calculada diariamente pelo Banco Central, utilizada como referência para uma série de contratos no país.

Nesta segunda-feira, o Banco Central realizou mais um leilão de swap cambial tradicional --equivalente a venda de dólares no mercado futuro--, previsto em seu cronograma de intervenções.

Foram vendidos os 10 mil contratos ofertados com vencimento em 3 de fevereiro de 2014 e o volume financeiro equivalente da operação foi de 497,7 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Mercados

Bumble corta previsão de crescimento e ações desabam mais de 65% em dois dias

Ibovespa abre em alta de olho em mercado de trabalho americano; dólar sobe a R$ 5,64

Balanço da Petrobras, Campos Neto em evento e dados de auxílio desemprego: o que move o mercado

Disney cresce em receitas e no streaming, mas unidade de parques preocupa

Mais na Exame