Mercados

Dólar cai 0,39% após anúncio de swap tradicional

Moeda registra queda ante o real após o Banco Central anunciar um leilão cambial tradicional

Notas de dólar (Getty Images)

Notas de dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 13h26.

São Paulo - Em mais uma sessão marcada pela volatilidade no mercado de câmbio brasileiro, o dólar caía ante o real após o Banco Central anunciar um leilão de swap cambial tradicional, operação que equivale a uma venda de dólares no mercado futuro. Os investidores continuavam atentos ao cenário externo também.

Às 12h24 (horário de Brasília), a moeda norte-americana recuava 0,39 por cento, cotada a 2,0311 reais. A divisa atingiu 2,0240 reais na mínima do dia e 2,0530 reais na máxima. O BC anunciou um leilão de swap cambial tradicional nesta quarta-feira, ofertando até 40 mil contratos. O resultado da operação será divulgado a partir das 12h30.

De acordo com agentes de mercado, a autoridade monetária vem intervindo no mercado para frear movimentos bruscos da moeda norte-americana e evitar distorções no câmbio. "O BC está se importanto mais em como o dólar está subindo em vez de se focar na defesa de um patamar específico", acredita o diretor de câmbio da Intercam Corretora, Jaime Ferreira.

Na quarta-feira, o BC realizou um leilão de swap tradicional em uma oferta de até 80 mil contratos, número que, segundo Ferreira, sinaliza a força da autoridade monetária para impedir valorizações excessivas do dólar. O dólar chegou a ultrapassar 2,10 reais durante a última sessão, mas fechou cotado a 2,0391 reais após a intervenção do BC, marcando o maior recuo da divisa em mais de quatro meses.

No exterior, os investidores continuavam cautelosos diante do impasse sobre a situação grega, uma vez que o país pode ter que deixar a zona do euro. Tal apreensão atraía os recursos para ativos mais seguros, como é o caso da moeda dos Estados Unidos. Segundo o formulador de política econômica do Banco Central Europeu (BCE), Ewald Nowotny, qualquer forma de saída da Grécia da zona do euro seria um transtorno enorme com consequências imprevisíveis.

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame