Denúncia contra Temer e tudo para você ler antes de a Bolsa abrir
A denúncia de Janot contra o presidente e a possibilidade de outras acusações têm deixado a economia do país em alerta para os próximos capítulos
Luísa Granato
Publicado em 27 de junho de 2017 às 07h20.
Última atualização em 27 de junho de 2017 às 07h56.
São Paulo – Leia as principais notícias desta terça-feira (27) para começar o dia bem informado:
As quentes do dia
Janot denuncia Temer ao STF por corrupção passiva. A primeira denúncia é baseada na delação premiada de Joesley Batista, que incluiu uma gravação de conversa com o presidente e implicou também o deputado Rodrigo Rocha Loures. De acordo com a denúncia, Temer usou cargo para receber vantagens indevidas.
Temer acusará Janot de tentar condená-lo sem provas. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, na noite desta segunda-feira, 26, o presidentetraçou com ministros e parlamentares estratégia de reação tanto política como jurídica contra a denúncia que pode afastá-lo do cargo.
Com crise política, mercado duvida de aprovação da reforma da Previdência de Temer. Segundo a Folha de S.Paulo, investidores e analistas do mercado financeiro passaram a descartar a aprovação de uma reforma da Previdência robusta pelo governo e agora projetam alterações profundas nas regras de aposentadorias apenas a partir de 2019, com um novo presidente.
Projeções para 2018 apontam recuperação modesta da economia. As expectativas de crescimento econômico têm sofrido reduções expressivas dos analistas de mercado. Segundo o jornal Valor Econômico, bancos econsultorias passaram a revisar as suas previsões na esteira da crise política e da fragilidade da recuperação da economia
Supremo deixa para agosto decisão sobre Aécio Neves. Nesta terça-feira, 27, na agenda de trabalho da primeira turma do STF, segundo o jornal Valor Econômico, o tema não está em pauta - e agora a próxima sessão é só em 31 de julho, com a volta do recesso judiciário.
Política e mundo
Sindicatos mudam tom de "greve geral" e falam em "mobilização". Com a expectativa de aderir menos gente, as centrais sindicais chamam a manifestação convocada para a próxima sexta-feira, 30, como "dia de mobilizações e de paralisações".
PF conclui que Temer cometeu crime de obstrução de investigação. A conclusão foi encaminhada ao STF no relatório final do inquérito que investiga Temer e Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial do presidente.
Falhas na inspeção da carne apontam novo golpe para o Brasil. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) reforçou suas antigas críticas sobre os cortes de verbas e falta de equipe.
ONU anuncia que já tem as 7.132 armas individuais das Farc. Hoje, o governo da Colômbia e as Farc participarão de um ato simbólico que marcará o fim do processo de entrega de armas.
Enquanto você desligou...
Itaúsa negocia com Cambuhy compra conjunta de fatia na Alpargatas. Mais cedo na segunda-feira, a Alpargatas havia informado que a J&F fechou acordo de confidencialidade com a Cambuhy para possível venda de participação na Alpargatas.
Natura conclui compra de 100% da britânica The Body Shop. O fechamento da operação segue condicionado às aprovações regulatórias, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos.
GM espera custos de US$ 5,5 bilhões com venda da Opel. A montadora espera que as vendas de veículos novos atinjam uma taxa anual sazonal ajustada de "17 milhões de unidades" para 2017.
BMW vai investir US$ 600 milhões em fábrica nos Estados Unidos. O investimento da fabricante alemã vai gerar cerca de mil novas vagas de emprego até 2021.
Ministro diz que CEO da Eletrobras ainda tem o apoio do governo. Wilson Ferreira Jr. disse em conversa gravada que a estatal tem "40% de cara que é inútil, não serve para nada".
Agenda do dia
Nesta terça-feira, o Banco Central divulga a nota do setor externo. A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, discursam hoje.