Mercados

DAX lidera queda das bolsas na Europa por aumento da tensões

Ucrânia disse que forças militares do país atacaram e destruíram parcialmente uma coluna russa de blindados que entrou em território ucraniano durante a noite


	Bolsa de Frankfurt: notícias levaram o índice FTSEurofirst 300 fechar em queda de 0,45 por cento, aos 1.323 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de Frankfurt: notícias levaram o índice FTSEurofirst 300 fechar em queda de 0,45 por cento, aos 1.323 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 14h58.

Londres - As ações europeias reverteram ganhos do começo da sessão e fecharam em território negativo nesta sexta-feira, lideradas pelo índice alemão DAX, que tem exposição à Rússia, após notícias de um ataque ucraniano contra um comboio russo.

A Ucrânia disse que forças militares do país atacaram e destruíram parcialmente uma coluna russa de blindados que entrou em território ucraniano durante a noite, um combate que, caso seja confirmado, marcará uma piora dramática do conflito.

As notícias do combate levaram o índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias, que avançava quase 1 por cento no começo desta sexta-feira, fechar em queda de 0,45 por cento, aos 1.323 pontos. O índice alemão DAX, dominado por empresas muito dependentes da energia russa, despencou 1,4 por cento. As ações haviam sido sustentadas durante a maior parte do pregão por expectativas da continuação da política monetária ultra frouxa após dados fracos dos Estados Unidos e da zona do euro.

Alguns gestores de fundos estavam evitando ações, por enquanto. "Os mercados continuam à mercê das últimas manchetes. Eu ficaria à margem nos próximos dias", disse um gestor de fundo de hedge da Hampstead Capital, Lex van Dam.

Acompanhe tudo sobre:Ucrânia

Mais de Mercados

Dotz (DOTZ3) diminui prejuízo e registra segundo Ebitda positivo desde o IPO

Lucro da Stone cresce 54% com aumento de volume processado e market share

"De volta à forma": JBS bate consenso já otimista e sobe mais de 3% na Bolsa

Ibovespa alcança nova máxima no ano e fica acima dos 133 mil pontos

Mais na Exame