Mercados

Como o aumento dos juros nos EUA afeta o dólar e a Bolsa

Federal Reserve anunciou aumento de 0,25 ponto percentual nos juros norte-americanos; veja como a bolsa e o dólar serão afetados

Logo do Federal Reserve: decisão de hoje impacta mercado brasileiro (Mandel Ngan/AFP)

Logo do Federal Reserve: decisão de hoje impacta mercado brasileiro (Mandel Ngan/AFP)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 15 de março de 2017 às 15h24.

Última atualização em 15 de março de 2017 às 15h34.

São Paulo — O Federal Reserve anunciou nesta quarta-feira (15) o aumento de 0,25 ponto percentual nos juros dos Estados Unidos. Com a decisão, a taxa vai para a faixa entre 0,75% e 1%.

O mercado já esperava pela alta. Após o anúncio do banco central norte-americano, o Ibovespa chegou a saltar 436 pontos em menos de 20 minutos e foi para a casa do 65 mil pontos. Já o dólar comercial ampliou a queda em relação ao real. Por volta das 15h20, a moeda norte-americana recuava 1,10%, sendo negociada a 3,134 reais.

Efeito

Toda vez que o Federal Reserve eleva as taxas, os investidores assumem uma postura de maior cautela. Isso porque há o receio de que os investidores estrangeiros — responsáveis pela maior parte das transações realizadas na bolsa brasileira — levem seus recursos para os EUA, visto como a economia mais segura do mundo.

O diferencial entre as taxas cobradas no Brasil e nos Estados Unidos, no entanto, continua sendo grande. Atualmente taxa básica de juros brasileira é de 12,25% ao ano.

A fuga de capitais também impacta diretamente o câmbio. Com menos moeda estrangeira no mercado, o esperado é que é o dólar se valorize ante o real.

 

 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresDólarFed – Federal Reserve System

Mais de Mercados

B3 divulga 3ª prévia do Ibovespa, válida de janeiro a abril de 2025; veja quem entra e quem sai

Tesla tem primeira queda anual nas vendas em mais de uma década

No 1º pregão de 2025, Ibovespa vira para alta com ajuda de petróleo

Por que Wall Street está otimista para 2025?