Exame Logo

Como foram escolhidos os melhores analistas de ações

Conheça a metodologia do estudo feito pela Fundação Getulio Vargas e pela Thomson Financial

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 20h53.

O Guia EXAME de Investimentos Pessoais publicou o primeiro levantamento do mercado brasileiro que mostra quais são os melhores analistas de ações do país. Para fazer a pesquisa, o Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas de São Paulo analisou as recomendações que constaram do banco de dados Thomson One Analytics, da consultoria Thomson Financial, entre 1º de julho de 2004 e 30 de junho de 2006. Foram consideradas apenas as recomendações feitas para as ações que integravam o Índice Bovespa em 30 de junho de 2006.

Para cada recomendação, foram calculadas seguintes variáveis: retorno semanal, quinzenal, e mensal da ação recomendada; o excesso (diferença) de retorno semanal, quinzenal, e mensal entre a ação recomendada e o Ibovespa; e a distância relativa semanal, quinzenal, e mensal entre o preço alvo sugerido e o preço da ação recomendada.

Veja também

O Thomson One Analytics divide as indicações feitas pelos analistas em cinco categorias: strong buy, buy, hold, underperform e sell. Cada uma dessas variáveis recebeu uma nota, de acordo com o seguinte critério:

- Se a recomendação for strong buy: quando o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 5%, o analista receberá cinco pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 1%, o analista receberá três pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 0%, o analista receberá um ponto; caso contrário, não terá pontuação;

- Se a recomendação for buy: quando o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 5%, o analista receberá três pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 1%, o analista receberá dois pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 0%, o analista receberá um ponto; caso contrário, não terá pontuação;

- Se a recomendação for hold: quando o retorno (ou excesso de retorno) for maior que 0%, o analista receberá um ponto; caso contrário, não terá pontuação;

- Se a recomendação for undeperform: quando o retorno (ou excesso de retorno) for menor que -5%, o analista receberá três pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for menor que -1%, o analista receberá dois pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for menor que 0%, o analista receberá um ponto; caso contrário, não terá pontuação;

- Se a recomendação for sell: quando o retorno (ou excesso de retorno) for menor que -5%, o analista receberá cinco pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for menor que -1%, o analista receberá três pontos; se o retorno (ou excesso de retorno) for menor que 0%, o analista receberá um ponto; caso contrário, não terá pontuação.

A nota de distância relativa é dada seguindo os seguintes passos: se a distância entre o preço alvo e o preço da ação for maior que 20%, o analista não terá pontuação; se a distância entre o preço alvo e o preço da ação for maior que 10%, o analista receberá um ponto; se a distância entre o preço alvo e o preço da ação for maior que 5%, o analista receberá dois pontos; se a distância entre o preço alvo e o preço da ação for maior que 2,5%, o analista receberá três pontos; se a distância entre o preço alvo e o preço da ação for maior que 1%, o analista receberá quatro pontos; caso contrário, receberá cinco pontos.

As notas da semana, quinzena e do mês de cada um dos três critérios - ou seja, nove notas - são somadas sem nenhuma ponderação, e esta soma é dividida pelo número de recomendações feitas pelo analista. Aquele analista que tiver a maior média e que tiver feito ao menos quatro recomendações é o primeiro colocado do ranking. E assim por diante. No caso das corretoras, o ranking foi feito levando-se em conta a empresa com a maior média e no mínimo dez recomendações feitas por seus analistas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame