China volta em alta, feriado nos EUA e prévia do PIB do Brasil: 3 assuntos que movem o mercado
Bolsas operam sem direção definida, com índices próximos das máximas históricas; ausência de investidores americanos tende a reduzir liquidez
Repórter
Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 08h41.
Última atualização em 19 de fevereiro de 2024 às 08h48.
As bolsas internacionais operam sem uma direção definida na manhã desta segunda-feira, 19, com os principais índices de ações próximos da máxima histórica. Na Europa, os investidores interromperam o rali para as bolsas após o Stoxx 600 bater o maior patamar desde janeiro de 2021.
Feriado nos EUA
O pregão desta segunda tende a ter menor liquidez, sem os americanos, que celebram o feriado do Dia do Presidente. Índices futuros de Nova York oscilam perto da estabilidade, mas não haverá pregão à vista.
China volta em alta
Já a China, que esteve parada por uma semana em razão do Ano Novo Lunar, retomou as negociações em alta nesta madrugada. O principal índice de ações chinês, o Shangai Composite subiu 1,56%, com expectativas de que o consumo tenha aumentado durante o feriadão chinês.
Prévia do PIB
No Brasil, investidores se preparam para uma semana recheada de balanços corporativos. Entre os mais esperados estão os resultados da Vale e Weg.
Mas, na manhã desta segunda, as atenções deverão estar com os números do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de dezembro. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A expectativa para o IBC-Br de hoje é de uma alta de 0,75%.
O Focus, tradicionalmente divulgado no início da semana, terá divulgação adiada.