Cesp cai forte após governo paulista desistir de vendê-la
Motivo seria a queda expressiva das ações após o impacto do novo modelo de renovação das concessões
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2012 às 13h47.
São Paulo – As ações da Cesp ( CESP6 ) chegavam a cair 6% na mínima desta quarta-feira. O mercado reage mal a notícia de que o governo de São Paulo teria desistido de alienar ao menos parte das ações da Companhia Energética de São Paulo, conforme afirma reportagem da Folha de São Paulo.
O motivo da desistência seria a forte queda das ações, após o impacto do novo modelo de renovação das concessões das elétricas anunciado pela presidente Dilma Rousseff.
Inicialmente, o objetivo era que a Cesp fosse incorporada por Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras.
A Cesp perdeu 34% de seu valor de mercado em 2012 e boa parte deste movimento está relacionado ao novo cenário para o setor de energia no Brasil.
Em setembro, o setor elétrico viveu momentos de terror. Em uma medida bastante aguardada, a presidente anunciou o programa de redução de tarifas.
Alguns detalhes relacionados às indenizações para empresas que não aceitem os novos termos e as renovações das concessões foram entendidas como quebra de contrato e um sinal de insegurança jurídica no setor. O resultado foi uma forte queda dos papéis do setor.