Mercados

Dólar estável de olho em swap e comportamento externo

SÃO PAULO - O dólar operava estável nesta segunda-feira, em uma sessão que deve contar com menor liquidez por ser véspera de feriado na cidade de São Paulo. Os investidores monitoram o comportamento da moeda no exterior e aguardam o leilão de swap cambial reverso. Às 10h59, o dólar era vendido a 1,673 real, mesma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 13h03.

SÃO PAULO - O dólar operava estável nesta segunda-feira, em uma sessão que deve contar com menor liquidez por ser véspera de feriado na cidade de São Paulo. Os investidores monitoram o comportamento da moeda no exterior e aguardam o leilão de swap cambial reverso.

Às 10h59, o dólar era vendido a 1,673 real, mesma cotação do fechamento de sexta-feira.

Na terça-feira, dia 25, a BM&FBovespa não terá negociação devido ao feriado pelo aniversário da cidade de São Paulo.

"Esperamos que... o real se deprecie frente ao dólar, ainda considerando uma possível redução na liquidez nos mercados locais, decorrente do feriado de São Paulo de amanhã", comentou o Bradesco, em boletim diário sobre a economia e os mercados.

"Além disso, ao longo desta semana poderemos observar alguma apreciação mais forte do dólar relativamente às demais moedas, tendo em vista a divulgação do PIB do quarto trimestre dos EUA, nesta sexta-feira, cujo resultado será favorável", completou.

Lá fora, o dólar <.DXY> subia 0,21 por cento frente a uma cesta de moedas, enquanto o euro caía 0,50 por cento, a 1,3573 dólar.

O foco no exterior está nas turbulências políticas na Irlanda, depois que o primeiro-ministro Brian Cowan renunciou como chefe do partido Fianna Fail no final de semana. A instabilidade política trouxe temores de que o governo do país poderá não conseguir aprovar um orçamento e causou dúvidas sobre quando uma eleição será convocada.

A reunião de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira também concentra atenções e analistas acreditam que o comunicado que segue a decisão deverá ser contido a respeito da avaliação positiva sobre a economia. O Fed deverá reconhecer melhora em alguns dados econômicos, mas sem enviar um falso sinal aos mercados de que seu programa de compra de bônus de 600 bilhões de dólares pode terminar mais cedo. Ao mesmo tempo, o Fed não deve abrir espaço para uma interpretação de que não ele confia que o recente vigor econômico vai durar.

Internamente, o Banco Central promove mais um leilão de swap cambial reverso nesta segunda-feira, com oferta equivalente a 1 bilhão de dólares. A operação equivale a uma compra futura de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame