Exame Logo

Brasileiro voa mais e ações da TAM e Gol decolam 7%

Empresas do setor aéreo são a maior alta do Ibovespa nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2010 às 17h07.

São Paulo - As ações do setor de transporte aéreo dispararam na tarde dessa terça-feira (15), refletindo divulgação de estatísticas do tráfego aéreo de maio pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os números mostram o crescimento acelerado no setor, com brasileiros voando 20,1% a mais do que no mesmo período do ano passado.

As ações da TAM (TAMM4) avançavam 7,27% às 14h40, cotadas a 26,70 reais; os papéis preferenciais da Gol (GOLL4), por sua vez, tinham alta de 6,38% e eram negociados a 22,68 reais no mesmo horário. Segundo números divulgados ontem pela agência de aviação, o Brasil teve 4,861 milhões de desembarques nacionais em maio. O crescimento num mês tradicionalmente fraco surpreendeu analistas, que apontam para um cenário positivo como conseqüência do crescimento econômico.

Veja também

No caso da TAM, foi o melhor mês da história da empresa em número de passageiros e porcentagem de assentos ocupados. Em relatório divulgado hoje, a SLW corretora mantém a previsão de boa performance operacional da empresa ao longo de 2010. "Acreditamos que ainda no curto prazo as ações podem refletir a performance", diz o documento, assinado pela analista Rosângela Nogueira Ribeiro, que também recomenda a compra dos papéis da empresa.

Para o analista Felipe Rocha, da Link Investimentos, a perspectiva para o setor é também de otimismo, com o crescimento da renda e da confiança do consumidor, ressalvando apenas o baixo investimento em infra-estrutura. A corretora emitiu análise na manhã de hoje mantendo a orientação outperform (perfomance acima da média do mercado) para GOLL4 e TAMM4.

Às 14h40, o Ibovespa operava em alta de 1,19%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTAM

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame