Mercados

Bovespa: com volume fraco, índice recua pelo 4o dia seguido

SÃO PAULO - O principal índice das ações brasileiras operava em queda pelo quarto dia seguido nesta segunda-feira, em um pregão de volume reduzido por conta da falta de indicadores e de feriado local na terça-feira. Às 12h44, o Ibovespa <.BVSP> caía 0,41 por cento, a 68.850 pontos. O giro financeiro era de 780 milhões […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 13h07.

SÃO PAULO - O principal índice das ações brasileiras operava em queda pelo quarto dia seguido nesta segunda-feira, em um pregão de volume reduzido por conta da falta de indicadores e de feriado local na terça-feira.

Às 12h44, o Ibovespa <.BVSP> caía 0,41 por cento, a 68.850 pontos. O giro financeiro era de 780 milhões de reais.

No mesmo horário, os mercados futuros nos Estados Unidos operavam no azul. Na Europa, o índice FTSEurofirst 300 <.FTEU3> recuava 0,1 por cento.

"(O mercado) continua realizando um pouquinho, mas o movimento não é nada muito preocupante", disse André Hanna, analista da Interfloat Investimentos.

Nos últimos três dias, o Ibovespa perdeu 2,5 por cento e anulou a queda acumulada nos primeiros dias do ano. Na terça, por causa do feriado do aniversário de São Paulo, a bolsa de valores permanece fechada.

A maior queda percentual do índice cabia à petrolífera OGX , com variação de 4,3 por cento, a 17,96 reais. Na sexta-feira, a ação já havia recuado mais de 4 por cento, com o mercado reduzindo exposição à petrolífera de Eike Batista desde a semana passada após a empresa divulgar que um poço na bacia de Santos não era viável comercialmente. [ID:nN11108669]

Em relatório, analistas do UBS atribuem a fraqueza das ações à saída de Paulo Gouvea da diretoria de Corporate Finance do grupo EBX, de Eike Batista, e ao impacto que isso poderia ter sobre a venda de participações (farm-out) em áreas na bacia de Campos. Um analista na sexta-feira passada já havia comentado que o mercado tem demonstrado impaciência com a falta de notícias sobre o processo nos últimos dias.

A ação da OGX também dominava o pregão em termos de volume. Em segundo lugar estava o papel preferencial da Petrobras , em queda de 0,37 por cento, a 26,95 reais, e em terceiro a ação PN da Vale , com desvalorização de 0,04 por cento, a 52,49 reais.

No lado positivo, as ações da Sabesp se destacavam com alta de 1,6 por cento, a 41,31 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame