Invest

Bolsas da Europa operam sem direção única, mas BP e mineradoras limitam perdas

Na quinta-feira, Banco Central Europeu (BCE) se reunirá para decidir nova política monetária

Bolsas: Europa aguarda decisão de juros por lá (Ralph Orlowski/Reuters)

Bolsas: Europa aguarda decisão de juros por lá (Ralph Orlowski/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2024 às 07h46.

As bolsas europeias operam mistas e com variações modestas na manhã desta terça-feira, 9, em dia de agenda esvaziada, à medida que investidores seguem em compasso de espera antes de novos dados de inflação dos EUA e de anúncio de juros do Banco Central Europeu (BCE). A gigante petrolífera britânica BP e mineradoras, porém, ajudam a limitar as perdas.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,20%, a 507,92 pontos. Apenas o subíndice de mineração, no entanto, avançava 1,6% na esteira do salto recente nos preços do minério de ferro.

Operadores na Europa evitam grandes negócios antes da atualização da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, amanhã (10) e da decisão de política monetária do BCE, na quinta-feira, 11, fatores que podem ajudar a definir a trajetória dos juros básicos americanos e da zona do euro.

Enquanto o BCE prepara o terreno para anunciar seu primeiro corte de juros em junho, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) parece mais inseguro, e as apostas sobre a primeira redução das taxas nos EUA estão divididas entre junho e julho.

No noticiário macroeconômico, destaque para a BP, cuja ação subia 1,6% em Londres no horário acima, após a empresa britânica estimar mais cedo que sua produção de petróleo e gás cresceu no primeiro trimestre, favorecendo os lucros.

Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,12%, enquanto a de Paris caía 0,59% e a de Frankfurt recuava 0,62%. Já as de Milão e Madri tinham perdas de 0,83% e 0,29%, respectivamente, enquanto a de Lisboa avançava 0,33%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesBCE

Mais de Invest

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2726; prêmio é de R$ 30 mi

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

Para acelerar atendimento a benefícios sociais, Caixa abre 17 agências no RS no sábado e domingo

Sem ‘abocanhada’ do leão: analista recomenda 4 ativos de renda fixa que pagam até IPCA + 7,1%

Mais na Exame