Exame Logo

Bolsas da Ásia sofrem com a realização de lucros

Por AE-Dow Jones Tóquio, 5 - A maioria dos mercados asiáticos apresentou queda nesta quarta-feira. Houve realização de lucros, após as fortes altas registradas nos dois primeiros pregões do ano. Os investidores também foram influenciados pela baixa das commodities, como ouro e petróleo. A exceção foi a Bolsa de Hong Kong, que teve a sexta […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2011 às 06h50.

Por AE-Dow Jones

Tóquio, 5 - A maioria dos mercados asiáticos apresentou queda nesta quarta-feira. Houve realização de lucros, após as fortes altas registradas nos dois primeiros pregões do ano. Os investidores também foram influenciados pela baixa das commodities, como ouro e petróleo.

Veja também

A exceção foi a Bolsa de Hong Kong, que teve a sexta sessão seguida de alta, liderada pelos ganhos no setor imobiliário. O Hang Seng subiu 89,34 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 23.757,82 pontos, com elevação acumulada de 5% nos últimos seis pregões.

Após quatro sessões seguidas de ganhos, as Bolsas da China fecharam em queda por causa da realização de lucros nas companhias de recursos naturais. Pesou ainda o forte declínio nos preços globais do ouro e do petróleo. O Xangai Composto caiu 0,5% e terminou aos 2.838,59 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 0,1% e encerrou aos 1.310,14 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês elevar a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6215 yuans para 6,6295 yuans). No mercado de balcão, às 4h30 (horário de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,6190 yuans, acima do fechamento de quinta-feira da semana passada, que foi de 6,6088 yuans.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa, provocada pela saída de fundos estrangeiros após os ganhos recentes. O índice Taiwan Weighted recuou 1,7%, aos 8.846,31 pontos.

Já na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou praticamente estável, numa pausa após cinco sessões consecutivas de alta. O índice Kospi recuou 0,1%, para 2.082,55 pontos.

Na Austrália, a queda dos preços das commodities levou a Bolsa de Sydney à segunda baixa consecutiva. As preocupações com o impacto financeiro das enchentes no Estado de Queensland também afetaram o resultado do pregão. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney perdeu 0,6%, aos 4.714,9 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila encerrou em leve baixa, com investidores realizando lucros. O índice PSE registrou queda de 0,1% aos 4.212,98 pontos.

As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame