Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em queda; Hong Kong cai 1,7%

Os dados econômicos fracos dos Estados Unidos e a queda nos mercados chineses foram os principais fatores do sentimento negativo dos investidores

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 07h45.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos apresentou baixa nesta segunda-feira. Os fracos dados econômicos dos Estados Unidos e a queda nos mercados chineses, que retomaram as negociações após uma semana de feriado, foram os principais fatores do sentimento negativo dos investidores.

Este foi o exemplo na Bolsa de Hong Kong, que sofreu ainda com a pressão por realização de lucros e encerrou seis pregões consecutivos de ganhos. O Hang Seng caiu 341,26 pontos, ou 1,7%, e encerrou aos 20.160,41 pontos - nas últimas seis sessões, o índice havia subido 7,8%. As imobiliárias e bancos de crédito chineses lideraram o declínio.

Na China, as bolsas fecharam no negativo. Os índices foram prejudicados pelas perdas nos setores imobiliário e bancário, devido às preocupações de que as vendas de imóveis continuarão a cair nos próximos meses. O Xangai Composto recuou 1,5% e terminou aos 2.285,04 pontos, no primeiro pregão após o longo feriado de ano novo chinês. O Shenzhen Composto perdeu 0,7%, aos 855,09 pontos.

Já em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em forte alta, com os investidores retomando as compras no primeiro pregão após o mercado ter ficado fechado por 11 dias em razão de feriado. O índice Taiwan Weighted fechou em alta de 2,4%, aos 7.407,41 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou em queda, com vendas por parte de investidores estrangeiros, após estenderam suas compras por 12 sessões seguidas. O índice Kospi caiu 1,2%, aos 1.940,55 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em baixa, com os investidores realizando lucros em meio às incertezas em torno da reunião de segunda-feira de líderes da União Europeia e diante do nervosismo sobre o resultado das negociações entre a Grécia e seus credores privados. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,37%, aos 4.272,70 pontos.

A contínua realização de lucros fez a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechar no campo negativo. O PSEi caiu 0,8%, aos 4.644,49 pontos.

Na Malásia, o índice KLCI, composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, perdeu 0,5% e terminou aos 1.513,55 pontos.

A Bolsa de Cingapura também encerrou em queda. O Straits Times Index caiu 1% e terminou aos 2.888,29 pontos.

Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta recuou 1,8%, aos 3.915,160 pontos.

Mais de Mercados

Ouro fecha semana em recorde histórico, acima de R$ 13,8 mil por onça

Ibovespa inverte sinal e se afasta na máxima histórica

Ações da Bayer disparam após vitória na Justiça dos EUA

B3 divulga 2ª prévia do Ibovespa para janela de setembro a dezembro de 2024; veja como ficou

Mais na Exame