Mercados

Bolsas da Ásia fecham sem sinal definido

Durante o pregão, os investidores também mantiveram a expectativa por novas medidas de flexibilização que podem ser adotadas pelo Banco Central Europeu

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 06h17.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram resultados mistos nesta quarta-feira. Houve realização de lucros em algumas bolsas da região, que também reagiram a fatores internos. Os investidores também mantiveram a expectativa por novas medidas de flexibilização que podem ser adotadas pelo Banco Central Europeu (BCE) na reunião de quinta-feira.

A Bolsa de Hong Kong fechou estável. A pressão por realização de lucros foi ofuscada pelas expectativas de que os bancos centrais mundiais irão adotar mais medidas de estímulo para ajudar o crescimento econômico. O Hang Seng caiu apenas 0,13% e terminou aos 19.709,75 pontos, após rali de 3,7% nas duas últimas sessões.

Na China, a Bolsa de Xangai também fechou praticamente estável. As esperanças por ações de estímulos por parte dos bancos centrais mundiais ofuscaram as preocupações sobre a desaceleração da economia doméstica. O Xangai Composto perdeu apenas 0,1% e terminou aos 2.227,31 pontos. O Shenzhen Composto caiu 0,5%, aos 931,65 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou praticamente estável, com investidores realizando lucros, apesar dos ganhos na maioria dos mercados asiáticos, que esperam medidas de estímulo adicionais dos bancos centrais mundiais. O índice Taiwan Weighted subiu 0,06%, aos 7.422,59 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta, com forte movimento de compra de estrangeiros. O índice Kospi subiu 0,35%, aos 1.874.45 pontos. Mas analistas dizem que o índice pode precisar de novas pistas para superar a marca de 1.890 pontos. O foco, agora, está na reunião do BCE marcada para quinta-feira.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou o dia na maior alta em sete dias, com o setor de mineração dando apoio a setores cíclicos após os acordos realizados na semana passada por líderes europeus. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,09%, aos 4.172,20 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em ligeira queda, após ter atingido, na véspera, seu novo recorde de pontuação. O PSEi caiu 0,2% e encerrou aos 5.354,72 pontos, com pesado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Recorde? Ibovespa ainda está 45% abaixo de maior patamar em dólar

Por que o UBS BB rebaixou o Itaú – mesmo com a projeção de R$ 60 bilhões em dividendos

Com desafio de aumentar vendas, Nestlé troca de CEO depois de 8 anos

Ibovespa passa por correção e fecha em queda de 1%; dólar sobe para R$ 5,58

Mais na Exame