Mercados

Bolsas da Ásia encerram semana com sinais mistos

Enquanto em algumas bolsas continuaram os temores sobre a China e a Grécia, outras se beneficiaram da presença de investidores em busca de ofertas de ocasião

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2012 às 07h46.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram resultados mistos nesta sexta-feira. Enquanto em algumas bolsas da região continuaram os temores sobre a desaceleração da economia da China e a crise da dívida da Grécia, outras se beneficiaram da presença de investidores em busca de ofertas de ocasião.

Este foi o exemplo na Bolsa de Hong Kong, que fechou em ligeira alta, após cair em 14 dos últimos 16 pregões. Prevaleceu a expectativa de que Pequim irá adotar medidas de flexibilização no curto prazo. O Hang Seng subiu 47,01 pontos, ou 0,25%, e encerrou aos 18.713,41 pontos.

Já as Bolsas da China tiveram a pior queda em seis semanas. A perspectiva de fraqueza da economia doméstica continuou a pesar no sentimento. O Xangai Composto caiu 0,7% e terminou aos 2.333,55 pontos, no pior fechamento desde 11 de abril - no acumulado da semana, o índice terminou estável. O Shenzhen Composto recuou 1,2%, aos 935,05 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em queda, com o índice Taiwan Weighted recuando 0,75%, aos 7.071,63 pontos - o mais baixo nível desde 3 de janeiro, com os investidores ainda preocupados com a crise na zona do euro. Empresas de tecnologia registraram as maiores baixas.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou o dia em alta. O índice Kospi subiu 0,53%, aos 1.824,17 pontos. Instituições locais compraram ações que estavam em baixa. O sentimento segue de cautela, com a gangorra sobre os problemas da dívida europeia.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney anotou a maior baixa em seis meses com o nervosismo dos investidores em razão dos mercados asiáticos mais fracos e dos temores sobre China e Grécia. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,66%, aos 4.029,25 pontos.

Em recuperação técnica, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta. O índice PSEi subiu 0,4% e terminou aos 4.925,97 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Santander eleva recomendação de Bradesco e aposta em crescimento de ROE

EXCLUSIVO: Rio Bravo se prepara para soltar o ETF 'menos passivo' da bolsa

Fiagros enfrentam crise sistêmica, diz Evandro Buccini, da Rio Bravo

Após desistir da Braskem, Adnoc fecha a compra da alemã Covestro