Mercados

Bolsas asiáticas fecham em queda; Xangai recua 0,8%

Os investidores reagiram em linha com os demais mercados regionais, preocupados com a desaceleração econômica global e o rebaixamento do crédito da Espanha

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 07h05.

Tóquio - A maioria das Bolsas da Ásia apresentou baixa nesta quinta-feira. A exceção foi Hong Kong, onde a valorização das ações de bancos chineses mais do que ofuscou a pesada realização de lucros no setor imobiliário de HK. O Hang Seng subiu 0,4% e encerrou aos 20.999,05 pontos.

Na China, as bolsas fecharam em queda. Os investidores reagiram em linha com os demais mercados regionais, preocupados com a desaceleração econômica global e o rebaixamento do crédito da Espanha. O Xangai Composto caiu 0,8% e encerrou aos 2.102,87 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 1,5%, aos 867,21 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa, seguindo as perdas dos mercados regionais. Também pesou no sentimento dos investidores os resultados financeiros decepcionantes de grandes empresas locais de tecnologia. O índice Taiwan Weighted caiu 1,85%, aos 7.451,72 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul também fechou no vermelho, com forte venda de estrangeiros e instituições locais, após o corte na taxa de juros do Banco da Coreia (BoK) e a série de rebaixamentos de crescimento econômico promovida pelo Bird e pelo FMI. O índice Kospi recuou 0,78%, aos 1.933,09 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou o dia em baixa, com o índice S&P/ASX recuando 0,16%, aos 4.483,53 pontos. O mercado se ressentiu dos lucros fracos nos EUA e da crise da dívida soberana da zona do euro.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, seguiu em baixa com a contínua realização de lucros nas blue chips. O índice PSEi caiu 0,3% e fechou aos 5.353,47 pontos, com moderado volume de negociações. Foi a quinta sessão seguida de perdas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame