Mercados

Bolsas asiáticas caem com alerta da S&P; Hong Kong cai 1,2%

Tóquio - As Bolsas da Ásia fecharam no campo negativo, com novos temores sobre a dívida soberana da Europa. O alerta da agência de classificação de risco Standard & Poor's, que ameaçou rebaixar as notas de 15 dos 17 países da zona do euro, foi decisivo para levar os índices para o vermelho. Este foi […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 07h41.

Tóquio - As Bolsas da Ásia fecharam no campo negativo, com novos temores sobre a dívida soberana da Europa. O alerta da agência de classificação de risco Standard & Poor's, que ameaçou rebaixar as notas de 15 dos 17 países da zona do euro, foi decisivo para levar os índices para o vermelho.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que encerrou três pregões seguidos de alta, com ganhos de 6,6% no período. O índice Hang Seng caiu 237,46 pontos, ou 1,2%, e fechou aos 18.942,23 pontos.

Já na China, a Bolsa de Xangai teve a terceira sessão consecutiva de queda devido às perspectivas negativas para o crescimento econômico doméstico e às preocupações de que essa situação está levando o capital a deixar o país. O índice Xangai Composto caiu 0,3% e terminou aos 2.325,91 pontos. Por outro lado, o índice Shenzhen Composto subiu 0,2% e encerrou aos 966,46 pontos.

O iuane ficou estável ante o dólar, com o banco central usando sua taxa de referência para manter as estabilidade de curto prazo da moeda, o que tocou o limite de baixa de sua banda de transação pela quinta sessão consecutiva. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3642 iuanes, de 6,3641 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,3334 iuanes, de 6,3349 iuanes ontem.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou em baixa pela terceira sessão seguida, influenciada pela desconfiança dos investidores sobre um possível plano dos líderes europeus para contornar a crise da dívida soberana na zona do euro. O índice Taiwan Weighted caiu 2% e fechou aos 6.956,28 pontos, em volume fraco de ações negociadas.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul caiu 1% e fechou aos 1.902,82 pontos, em linha com outros mercados globais.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, quebrou um sequência de seis dias de alta, após as quedas nos mercados externos e as preocupações geradas com o alerta da S&P. O índice S&P/ASX 200 teve baixa de 1,5% e fechou aos 4.257,20 pontos, com volume moderado de ações negociadas.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em baixa. O índice PSE recuou 0,2% e terminou aos 4.282.77 pontos, com volume moderado de ações negociadas.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa em meio aos fracos desempenhos nos demais mercados asiáticos. O índice Straits Times cedeu 0,6% e fechou aos 2.749,24 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,1% e fechou aos 1.030,77 pontos, com fluxos de capital e compras de investidores de varejo locais.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,7% e fechou aos 3.752,67 pontos, acompanhando o declínio nos demais mercados asiáticos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,6% e fechou aos 1.480,92 pontos, seguindo as perdas nos demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Mercado de carros elétricos na China não é sustentável, diz CEO da GM

Ibovespa vira para queda com payroll muito abaixo das expectativas; dólar bate R$ 5,82

Decisão sobre remuneração de R$ 323 bilhões a Musk deve sair até o final de 2024

Payroll, repercussão dos balanços das big techs e produção industrial: o que move o mercado