Exame Logo

Bolsa sobe dividida entre compras e realização de lucros

Por Olívia Bulla São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, mas dividida entre as compras de ocasião e a realização de lucros no exterior. Os negócios locais seguem sem força, refém da fuga em massa de capital estrangeiro rumo a outros mercados. A tendência para hoje […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2011 às 10h17.

Por Olívia Bulla

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, mas dividida entre as compras de ocasião e a realização de lucros no exterior. Os negócios locais seguem sem força, refém da fuga em massa de capital estrangeiro rumo a outros mercados. A tendência para hoje é de muita volatilidade. A agenda fraca dos Estados Unidos também não deve ajudar a definir uma direção única para o índice. Às 11h12 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,20%, aos 64.707 pontos.

Veja também

"O mercado acionário está bem volátil e fica difícil saber se os investidores vão tentar um novo respiro (nas ações) ou se vão seguir o sinal negativo de Nova York", avaliou o gerente de análise do Modal Asset, Eduardo Roche. Ele lembra que a carência de fluxo comprador na Bolsa, sobretudo por parte dos investidores estrangeiros, faz com que a janela de pechinchas não se sustente ao longo do dia. "Foi assim ontem", lembra, referindo-se à perda de fôlego do Ibovespa à tarde.

Segundo especialistas, o quadro de incertezas continua no Brasil, ao mesmo tempo que os problemas internacionais no Egito e na Europa estão sendo realimentados na manhã de hoje. "A decepção com o pronunciamento do presidente egípcio Hosni Mubarak, na noite de ontem, segue repercutindo nos mercados acionários hoje. Não de maneira bombástica, mas o suficiente para aumentar o sentimento de aversão a risco e para deixar os mercados de petróleo e ouro pressionados. Ainda persiste o movimento de realização de lucros na Europa e nos EUA", comenta em relatório a equipe de analistas da Lerosa Investimentos. Ele destacam ainda a volta das preocupações com a dívida europeia.

Com isso, as apostas são de um pregão defensivo hoje, com poucas chances de a agenda econômica norte-americana contribuir para uma definição nos rumos dos negócios. Às 11h30 (horário de Brasília), será divulgado o saldo da balança comercial dos EUA em dezembro. Às 13 horas a Universidade de Michigan publica o índice preliminar de fevereiro do sentimento do consumidor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame