Mercados

Bolsa e câmbio pouco oscilam, com volume fraco

São Paulo - O feriado nos Estados Unidos e na Europa após o Natal esvaziou a segunda-feira nos mercados brasileiros, com dólar e Bovespa estáveis em um dia de volume bastante fraco. O giro da bolsa brasileira mal superou 1 bilhão de reais. No dólar, o contrato futuro de maior liquidez teve volume de apenas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 18h22.

São Paulo - O feriado nos Estados Unidos e na Europa após o Natal esvaziou a segunda-feira nos mercados brasileiros, com dólar e Bovespa estáveis em um dia de volume bastante fraco. O giro da bolsa brasileira mal superou 1 bilhão de reais.

No dólar, o contrato futuro de maior liquidez teve volume de apenas pouco mais de um quinto da média diária deste mês. No mercado de juros futuros, as projeções subiram pelo terceiro dia seguido, mesmo com a queda das expectativas de inflação em 2012.

Segundo o tesoureiro de um banco, o movimento, amplificado pela baixa liquidez do mercado, ocorreu por causa de um ajuste de posições por instituições locais.

Segundo o Relatório Focus do Banco Central, o mercado agora prevê que o IPCA ficará em 5,33 por cento em 2012, abaixo dos 5,39 por cento previstos há uma semana.

No noticiário corporativo, o Banco Cruzeiro do Sul anunciou em fato relevante a compra de 88,7 por cento do capital do Banco Prosper, por 55 milhões de reais.

O mercado norte-americano volta à ativa na terça-feira, com dados sobre a atividade manufatureira no Meio-Oeste e sobre a confiança do consumidor. Na Europa, o mercado britânico continua fechado, agora por causa do "Boxing Day".

Veja como ficaram os principais mercados nesta segunda-feira:

CÂMBIO - O dólar fechou a 1,8588 real, em alta de 0,05 por cento frente ao fechamento anterior.

BOVESPA - O Ibovespa caiu 0,05 por cento, para 57.669 pontos. O volume financeiro na bolsa foi de 1,3 bilhão de reais.

JUROS - No call das 16h, o DI janeiro de 2013 apontava 10,180 por cento ao ano ante 10,060 por cento no ajuste anterior.

EURO - Às 18h29, a moeda comum europeia era cotada a 1,3065 dólar.

Mais de Mercados

Eleição no Reino Unido não muda cenário para ativos e risco de crise é "muito alto", diz Gavekal

Americanas (AMER3): posição em aluguel na bolsa dobra no ano e representa mais de 30% do free float

Após eleições, Goldman Sachs eleva previsão de crescimento do Reino Unido

Ibovespa fecha em leve alta com payroll nos EUA; dólar cai a R$ 5,46

Mais na Exame