Mercados

Bolsa de Tóquio recua 0,4% com alta do iene

Por Hélio Barboza Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda, uma vez que a valorização do iene puxou para baixo as ações das empresas exportadoras, como a Canon, enquanto a Olympus sofreu pela segunda sessão consecutiva com o corte de sua previsão de lucros. O índice Nikkei 225 baixou 38,43 pontos, ou 0,4%, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2010 às 05h50.

Por Hélio Barboza

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda, uma vez que a valorização do iene puxou para baixo as ações das empresas exportadoras, como a Canon, enquanto a Olympus sofreu pela segunda sessão consecutiva com o corte de sua previsão de lucros. O índice Nikkei 225 baixou 38,43 pontos, ou 0,4%, e fechou aos 9.694,49 pontos.

O pregão abriu no território negativo, em meio à intensificação das preocupações com os problemas da dívida na Irlanda, em Portugal e na Espanha, o que derrubou a cotação do euro diante do iene. A moeda japonesa subiu também contra o dólar, prejudicando as ações de companhias exportadoras por toda a bolsa.

Segundo Hirokata Kusaba, economista do Mizuho Research Institute, os dados sobre a conta corrente do Japão em setembro, divulgados antes da abertura, sugerem perspectivas sombrias para a recuperação econômica do país, dependente de exportações. Os números mostraram um crescimento de 15,9% nas exportações de setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, desacelerando em relação à alta de 16,5% verificada em agosto.

"O cenário de uma recuperação econômica japonesa puxada somente pelas exportações não vai se concretizar, já que está crescendo a incerteza em relação ao ritmo de crescimento global", afirmou Kusaba. Ele acrescentou que a demanda deve apresentar sinais de enfraquecimento depois que cessarem os efeitos dos estímulos fiscais. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Mais na Exame