Mercados

Bolsa de Tóquio perde 0,6% com realização de lucros

O fortalecimento do iene deu oportunidade para uma ampla realização de lucros, especialmente entre as ações do setor imobiliário

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2012 às 06h00.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta terça-feira. O fortalecimento do iene deu oportunidade para uma ampla realização de lucros, especialmente entre as ações do outrora "voador" setor imobiliário, como Sumitomo Realty & Development e Mitsui Fudosan. Este movimento pesou mais no sentimento do mercado do que as apostas mais fortes nos papéis relacionados a chip, tais como os do Tokyo Electron.

O Nikkei perdeu 59,48 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 10.050,39 pontos, após alta de 0,3% na sessão de segunda-feira. O volume de negociações teve forte redução para 1,68 bilhão de ações, o pior nível desde 30 de janeiro.

O índice abriu acentuadamente em baixa e manteve-se abaixo do ponto de equilíbrio durante toda a sessão, no embalo da valorização do iene imediatamente antes da abertura do pregão.

"Depois de um primeiro trimestre estelar (em que o Nikkei registrou ganho de 19%), claramente alguma consolidação está em ordem, e isso vai levar algum tempo", disse um estrategista de ações de uma corretora estrangeira. "Após o fraco resultado do tankan (sentimento dos negócios), nós provavelmente vamos começar o ano (fiscal) com previsões tímidas para os ganhos corporativos, mas o quadro de médio prazo ainda parece altista e o início lento dá aos players a chance de comprar no início."

"Enquanto o Nikkei se mantiver acima dos 9.935 pontos (próximo da sua média dos últimos 25 dias), é provável que a tendência de alta do índice se mantenha intacta", disse Fumiyuki Nakanishi, gerente geral de investimento e pesquisa da SMBC Friend Securities. Ainda assim, os investidores vão agir com cautela antes da divulgação dos dados de emprego dos EUA, no final da semana, acrescentou o analista.

Mais de Mercados

Allos anuncia programa de recompra de ações e pagamento de R$ 150 milhões em dividendos

EWZ sobe no pós-mercado após Moody's elevar nota do Brasil

Petrobras expande presença internacional com aquisição estratégica na África do Sul

Sob gestão de Musk, X (antigo Twitter) vale 79% menos