Mercados

Bolsa de Tóquio inicia a semana em ligeira alta de 0,1%

A valorização do euro ajudou na alta das ações de empresas exportadoras, incluindo a peso pesado Fanuc

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 07h24.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio apresentou um modesto ganho nesta segunda-feira, mas que foi o melhor índice desde o terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011. A valorização do euro ajudou o desempenho das ações de empresas exportadoras, incluindo a peso pesado Fanuc, que disparou para um novo preço recorde.

O Nikkei subiu 12,16 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 10.141,99 pontos, após alta de também 0,1% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações recuou para 1,95 bilhão de ações, principalmente devido ao feriado nacional de amanhã.

Os principais índices subiram logo na abertura do pregão, embora com cautela. Isso porque o euro atingiu o nível de 110 ienes na sequência dos comentários feitos no fim de semana pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, sobre os sinais de estabilização tanto da zona do euro quanto dos EUA.

Ainda assim, com o Nikkei tecnicamente supercomprado, após o rali de 20% desde o início do ano, "vender pressão não era insignificante", observou Yutaka Miura, analista técnico sênior da Mizuho Securities. Na verdade, no período da tarde, o Nikkei devolveu a maioria de seus ganhos, à medida que o iene recuperou terreno em relação ao dólar e ao euro.

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA